segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

ONE OF THOSE DAYS TO REMEMBER LATER

 

Sábado foi um daqueles dias de trabalho para mais tarde recordar, considerando o que fizemos e onde estivemos, uma vez estendidos num areal a perder de vista e empenhados em melhorar o relacionamento com os nossos cães, para além de valermos à Susana, uma amiga da Maria proibida de a visitar pelo Dobby, que a entendia como intrusa e um alvo a eliminar. Com o sol a brilhar e a temperatura da água a lembrar o verão, o pequeno Simão decidiu brincar com a CPA negra Gaia à beira de água, feliz pela brincadeira e alheio a tudo o que o rodeava (foto acima). Logo no início dos trabalhos optei por conciliar o CPA Dobby com a Susana, levando-a conduzir o Pastor Alemão debaixo da minha supervisão e dando-lhe repetidas doses de ânimo para que não desistisse do desafio (foto abaixo). Ambos comportaram-se satisfatoriamente e não houve lugar a qualquer desacerto ou litígio.

Com a Susana agora mais confiante, ensinamos-lhe a ordenar o tricomando básico ao Dobby. O cão obedeceu prontamente e a senhora sentiu-se feliz, mais confiante e disponível para os desafios seguintes. Na foto que se segue, com o Adestrador ao lado e a acenar para o restante grupo escolar, vemos o Dobby deitado por ordem da Susana.

Como importava dotar a Susana de subsídios de autodefesa, convidámo-la para se deitar em decúbito ventral e assim permanecer imóvel perante um ataque lançado do CPA Bohr (GIF abaixo). A provocação operada pela Susana, própria de gente de bem, lembra o esvoaçar de uma pequena arvéola fustigada pelo vento ou o baloiçar desordenado de uma açucena (o cão até teve pena dela!).

Com a Susana a responder afirmativamente aos desafios que lhe iam sendo propostos e apostados em ajudá-la a vencer os medos que trazia, convidámo-la a permanecer de pé e quieta perante o avanço do mesmo cão. E fizemo-lo por duas razões: para dotar a Susana de maior autodomínio e para garantir um maior controlo do Pastor Alemão, que foi travado junto aos pés da pretensa invasora (GIF seguinte),

Com o auxílio da Susana e em “estreia mundial”, procedemos ao primeiro ataque lançado da CPA Gaia, animal que se mostrou dividida entre o alvo que tinha na frente e os cães que tinha na sua retaguarda, pinoteando com uma lebre em terreno lavrado.

Como a temperatura da água já se encontrava acima dos 15º celsius, todos os cães foram convidados para a água, para nadar e procederem à entrega dos brinquedos que lhes eram lançados. Na foto abaixo vemos a Maria a lançar o brinquedo do Dobby e este danadinho para o apanhar.

Como importava saber se o Dobby sabia ou não nadar, a Maria viu-se obrigada a entrar dentro de água até onde a roupa lhe permitiu (foi por pouco que não deu também banho ao telemóvel!). Feliz por ver a dona a seu lado, o Pastor Alemão comportou-se dentro de água como se estivesse em terra firme.

Empenhado em apanhar a bola e trazê-la para a dona, já fora de pé, o Dobby nadou confiante e correctamente, pelo que dispensou qualquer ensino nesse sentido. A foto abaixo, apesar da sua pouca definição, atesta esse momento.

Para induzir este cão a aceitar a autoridade da Susana e não a rebelar-se contra ela, entregámo-lo a esta amiga num momento em que os cães estavam a ser provocados para abandonar a figura do ”quieto”. Todos os cães se comportavam afirmativamente e o Dobby não desobedeceu à sua condutora de circunstância.

Cada vez mais entusiasmado e confiante no progresso da Susana, depois de considerar a sua prestação como um todo, pedi-lhe que se constituísse em obstáculo para os cães saltarem. A honra coube à CPA Luna que foi brilhantemente conduzida pela sempre disponível Clarinda.

No final da aula, sabendo do potencial da cadela e do amor que a liga ao dono, enterrei o Jorge Filipe na areia e levei a cadela a desenterrá-lo, certo que ela não descansaria até o reencontrar. Esta foi também a primeira vez que a CPA Gaia procedeu a um trabalho destes. Ela tem um grande margem para evoluir e parece vocacionada para o sucesso.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Clarinda/Luna; Jorge/Gaia; Luís/Kayla; Maria/Dobby; Paulo/Bohr; Simão/Kayla e Susana/Dobby. O tempo esteve excelente, a reportagem fotográfica foi da autoria do Paulo Jorge, o Pedro ficou a recuperar afectivamente do acidente e perdemos o voar à Pomba Mansa. Aproveito para agradecer a todos os binómios o seu empenho em prol do auxílio à Susana, que aproveitou excelentemente o nosso esforço. O Luis Rodrigues esteve mais uma vez entre nós e retornará em breve à Suíça onde se encontra a trabalhar. Este foi um dia para mais tarde recordar!

Sem comentários:

Enviar um comentário