sábado, 3 de setembro de 2022

UM EMAIL DE QUEM SABE O QUE QUER

 

Um leitor do blogue que se identificou, mandou-me esta semana um primeiro email para trocar impressões comigo acerca de Pastores Alemães. Como o assunto que queria ver tratado era muito generalizado e ao mesmo tempo vasto, foi-lhe pedido que melhor especificasse aquilo que pretendia. Em resposta às minhas solicitações, recebi dele o seguinte email: “Muito Bom dia. Obrigado pela vossa resposta. Sou um aficionado desde sempre pela raça, Cão de Pastor Alemão (fui salvo quando criança por um) e esta semana o meu cão morreu. Gostaria que se possível me dessem sem compromisso indicação de criadores. O que pretendo é um cão equilibrado o mais próximo do antigo Pastor Alemão de há 40 anos, não estou interessado em linhas de trabalho pois acho na minha opinião que actualmente são cães desequilibrados, apesar de já ter treinado Mondioring e Schutzhund. Em suma o que pretendo espero que agora não seja uma utopia, é um cão de família. Dócil e protetor quando necessário. Obrigado”.

A leitores destes não mando bugiar, porque considero que o teor do seu email é de interesse geral e tem o seu “quê” de pedagógico. Ultimamente tenho ouvido tanto disparate acerca de cães que já pensava que o bom senso havido sido varrido da cinologia e da cinotecnia. Do jeito que as coisas vão, com a canicultura já baixo da linha de água e em vésperas de se afogar, não me é nada fácil recomendar criadores, porque uns deixaram de criar, outros roubam da barriga dos cães os poucos tostões que podem amealhar, outros ainda vendem-nos dados ou quase dados, havendo ainda aqueles que pedem uma exorbitância pelos cachorros, pretendendo com isso justificar a qualidade que os animais não têm e que só eles vêem, não pelos conhecimentos erudito, teórico ou prático, mas segundo o chico-espertismo que desde cedo tomou conta da nossa canicultura. Como não gosto de aldrabões e não me agrada aumentar a barriga a gulosos (nestes enquadro os oportunistas) e como julgo saber o que é um Cão de Pastor Alemão, não correndo por isso o risco de me enganar, quando preciso de um cão para uma pessoa que estimo, ultimamente tenho procurado no OLX e em publicações do mesmo género e, para espanto meu, tenho encontrado excelentes exemplares, inclusive alguns de variedades recessivas que contribuíram para o bom-nome da raça. Quiçá devido à idade e à experiência, interesso-me cada vez mais pelo que tenho na frente e dou menos importância aos pedigrees.

Achei preciosa a seguinte frase deste leitor: “não estou interessado em linhas de trabalho pois acho na minha opinião que actualmente são cães desequilibrados.” Não podia estar mais de acordo, porque não faltam por essa Europa fora Pastores Alemães “amalinoados”, tanto por via sanguínea como pelos critérios de selecção, quando não por ambos, cães ditos de trabalho que juntam à escassez de carnes a desconfiança de quem anda esfomeado e a instabilidade de quem procura inimigos. Uma cópia é sempre um cópia e ao sê-lo perde a sua identidade e não consegue aproximar-se daquilo que nunca foi – UM MALINOIS NÃO PODE SER UM PASTOR ALEMÃO E VICE-VERSA - e só a mestiçagem poderá confundi-los, uma vez que os Pastores Alemães, Belgas e Holandeses resultaram de uma origem comum, são primos uns dos outros. Todavia, não me importo que me chamem conservador, ultrapassado, saudosista ou bota-de-elástico, porque sei exactamente o que é um Cão de Pastor Alemão, um cão fiel e fiável, extraordinariamente versátil, disponível e protector, sobejamente mais ligado à interacção do que à sua carga instintiva, um cão que foi feito para andar ao nosso lado e para quem somos, para além de líderes e deuses, o mais precioso dos seus bens. O que acabo de dizer não proveio de algum estado momentâneo de exaltação, mas do que tenha observado e testemunhado ao longo de meio século.

Gostaria de ajudar na escolha de um Pastor Alemão para este leitor, assim como gostaria de conhecê-lo pessoalmente, porque ele sabe o que quer e eu posso ajudá-lo. Junto com o “meu muito obrigado pelo contacto” endereço os meus desejos de saúde, prosperidade e felicidade para este leitor, um apaixonado como eu por Pastores Alemães, cães que aguardam ordens ao invés de se porem em fuga ou dispararem acidentalmente sem pré-aviso.

Sem comentários:

Enviar um comentário