terça-feira, 20 de setembro de 2022

FIM-DE-SEMANA DE TRABALHO FAMILIAR

 

Com a abordagem aos muros constituída em experiência feliz durante a semana, decidi transformar a sua transposição numa tarefa familiar, convidando para o efeito os Elementos Neutros (1) de cada cão, pelo que os trabalhos de fim-de-semana tiveram um cariz notoriamente familiar, com as cara-metade a conduzir os cães e os seus condutores a incentivá-los e a ajudá-los nas transposições. Exceptuando o CPA Bohr, que trepa muros quase como anda, todos os cães convidados eram cachorros. Na foto acima vemos o cachorro CPA Marquês, conduzido pela sua dona, a entrar ao muro vigorosamente e com os olhos postos no seu condutor. Na foto seguinte vemos a descida do muro operada pelo mesmo binómio, descida perigosa devido ao cão se ter jogado imediatamente para o solo, pondo assim em risco a sua integridade física. Já a contar com isso, porque há sempre cães que no início procedem assim, escolhi um muro com relva na sua base, para suavizar os impactos ao solo dos cães mais nervosos e menos experientes.

Também a cachorra Akita Inu Tsuki conseguiu transpor o muro (foto abaixo), com o Carlo a conduzi-la e a Yasmine a incentivá-la. Falta à Tsuki neste momento poder de arranque e velocidade, porque nos passeios domésticos com o seu dono circula invariavelmente em passo de andadura, ao invés de marchar como seria desejável.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Carlo/Tsuki; Cristina/Marquês; João Moura/Marquês; Paulo/Bohr e Yasmine/Ouki. A reportagem fotográfica foi garantida pelos mesmos e a temperatura voltou a subir, o que nos obrigou a aumentar os momentos de supercompensação e a sua duração, apesar de termos trabalho na orla fluvial.

(1)Elementos Neutros são os membros do agregado familiar que se dispensam de educar e de dar ordens aos cães, para reforçar o papel da liderança, não contribuir para a despromoção dos cães e transmitir-lhes felicidade, pessoas que brincam com eles e que se colocam ao seu nível, literalmente companheiros de brincadeiras, que os animais virão a defender afincadamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário