quinta-feira, 29 de setembro de 2022

NÃO SEI SE HEI-DE RIR OU CHORAR

 

Vamos aos factos. Segundo o “LA MONTAGNE”, jornal diário regional em língua francesa, sedeado em Clermont-Ferrand e pertencente ao “Centre france Group”, o dono de um Dogue Argentino residente em Lubersac, no Departamento gaulês de Corrèze, foi anteontem, terça-feira, dia 27 de setembro, condenado pelo tribunal de Brive “por lesão involuntária” e “ataque a um animal doméstico” em virtude do seu cão ter atacado violentamente um British Spaniel e ferido a sua dona há uns meses atrás.

No dia do incidente, o Dogue Argentino encontrava-se atrelado, mas a trela “escorregou”, atacando depois o British Spaniel da vítima, mordendo-o no pescoço e duas vezes nas pernas. A dona do Spaniel conseguiu soltá-lo na ocasião, mas não escapou ilesa. O Tribunal condenou o dono do Dogue Argentino a 120 dias de multa, a um total de 1.200€!

Será que tal multa levará o dono do molosso argentino, animal criado para lutar com pumas, a ter mais cuidado para a próxima? Não creio, atendendo ao que esteve em jogo, à justa indemnização e ao valor do salário mínimo em França. Por outro lado, o “escorregar” da trela parece-me muito mal explicado. Estaria o dono do Doggo distraído? Teria sido apanhado de surpresa? Não teve força para segurar o cão naquele instante? A sentença do tribunal de Brive deixa-me perplexo, não sei se hei-de rir ou chorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário