quarta-feira, 31 de março de 2021

TGV LUNA

 

Contrariamente à Nasha, a CPA Luna manifesta ainda uma baixa capacidade de concentração, dificuldade provavelmente relacionada com os seus 9 meses de idade e com o aparecimento do seu 1º cio, o que nos tem obrigado a intercalar momentos lúdicos e laborais para manter o seu interesse. Irritadiça por natureza, reage mesmo sem ser provocada e não se inibe ou encolhe perante opositores maiores, mesmo depois de malsucedida, necessita de um controlo mais assertivo, para que possa ser usada de modo consensual, não cause vítimas e não incorra em perigos desnecessários. A postura que tem de “quantos é que são?” leva-a a dispersar-se nos trabalhos e a cíclicos e dispensáveis retrocessos, que atrasam de sobremaneira o seu progresso escolar. Todavia, em termos laborais, encontra-se bem na frente do que é exigido para a sua idade e mostra uma disponibilidade a todos os títulos extraordinária. No GIF acima vemo-la a trabalhar no pódio, onde a sua flexibilidade merece nota de destaque. No GIF que se segue, num percurso rápido, vale a pena observar as suas performances sobre os distintos obstáculos.

Neste momento a Luna já consegue atingir velocidades instantâneas acima dos 36 km/h e ocasionalmente ultrapassa os 45 Km/h nos percursos de obstáculos, pelo que merece ser chamada de “TGV”. Não temos na classe nenhum cão capaz de igualar a sua destreza e capacidade de resolução, pena é que não seja constante, muito embora saibamos que o tempo corre a seu favor. Apesar de baixinha, ela é uma verdadeira especialista na transposição de verticais acima de 120 cm, obstáculos que ultrapassa naturalmente e em segurança, o que não deixa de causar alguma perplexidade a quem a vê trabalhar. Ainda que a sua aparência possa sugerir o contrário, a Luna é um daqueles raríssimos cães que não hesitam em dar a sua vida pelos donos e seus pertences, um animal que nunca se rende e que poderá morrer a defender aquilo que é seu. O controlo que já evidencia deixaria muita gente plenamente satisfeita, mas nós queremos ainda mais e por causa disso não deixamos o seu condutor acomodar-se - O “TGV” precisa de um condutor clarividente, seguro e convenientemente habilitado.

Sem comentários:

Enviar um comentário