segunda-feira, 15 de março de 2021

QUIS ESPAIRECER E SAÍ COM O PACO

 

Raramente saio com o meu CPA depois do pequeno-almoço e antes do jantar, porque já não suporto os bajuladores, os entendidos que já tiveram um Pastor Belga Groenendael como ele e os “doutos” com os seus sábios conselhos. Mas hoje, com o sol a bater-me forte na janela, decidi espairecer e sair com o Paco depois de almoço, porque tinha comido demais e já andava farto de ver ruas vazias e jardins desertos. Estranhamente, tinha necessidade de ver gente, apesar de me julgar um eremita, o que de certa forma sou. Há falta de melhor companhia e porque ele é um excelente confidente, decidi comentar com o cão o que ia vendo, enquanto ele, esfusiante, marcava todas as esquinas com o seu odor, comentários que passo a dividir com os meus leitores.

Ao domingo e ao bom jeito português, pese embora o confinamento decretado pelo governo, muitos esticam os seus passeios para a orla marítima como se desconhecessem os limites dos seus concelhos ou aos fins-de-semana, por milagre, todos se fundissem uns nos outros. Há muita gente a praticar desporto, mais velhos do que novos e as caminhadas vieram para ficar, muito embora seja desagradável esbarrar com pessoas atadas atrozmente em licra, com mais pregas que um Sharpei num show de conformação, no que eventualmente lembram loucos amarrados a camisas de força. Perguntei para o cão se aquele mau-gosto seria passageiro, mas ele nem olhou para mim, interessado que estava em dois minúsculos cãezinhos que não se cansavam de ladrar para ele.

Numa hora, cruzámo-nos com duas dúzias de cães, na sua maioria miniatura. Com pedigree só avistámos Buldogues Franceses, Pinschers Chihuahuas e Pugs, sendo os demais híbridos destas raças, mas todos eles irritadiços, inexplicavelmente soltos e por demais vulneráveis. Felizmente o Paco é bom ouvinte e depressa anuiu ao meu conselho, desinteressando-se deles como se de coisa desprezível se tratasse. Tolerou-os melhor do que eu, que cheguei a casa ainda com os ouvidos a tinir. Com o aumento da corrida aos cães de abrigo, muitos daqueles que só tinham um cão passaram a ter dois, o que tem aumentado de sobremaneira a chinfrineira nos parques e jardins quando se avistam uns aos outros. Inesperadamente e do meio do pagode, há sempre um ignoto inteligente que diz: “Esse cão é perigoso, deveria andar com açaime!” – apesar do Paco ser extraordinariamente obediente, estar bem controlado e ser naturalmente simpático.

Quando isto acontece, eu costumo dizer para o cão: “Conheces o animal de algum lado? Então não lhe ligues nenhuma, que é exactamente aquilo que eu faço.” Verdade seja dita, o Paco é bonito e apelativo como poucos, chama à atenção de quem o vê passar e não falta gente igualmente linda que se acerca dele para o cumprimentar e afagar. Com facilidade daria um excelente cão casamenteiro, muito embora estivesse mais interessado em arranjar uma noiva para si. Terminado este passeio em horário excepcional, o cão cumprimentou com alegria os vizinhos e devorou a marmita toda, por ter andado a meter o nariz onde não era chamado. Eu não vi nada de novo, mas adorei levar o cão a passear - ele não nasceu para estar preso!

Sem comentários:

Enviar um comentário