quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

AUXILIAR OS MAIS PEQUENOS E EXIGIR AOS MAIORES

 

Ontem treinámos obediência, ginástica e endurance. Tivemos como meta introduzir a cachorra CPA Luna aos muros maiores, já que havia vencido satisfatoriamente os preparatórios de 1,2 e 1,5 m. No GIF acima vemo-la a subir o muro de dois metros de alvenaria, no que contou com a ajuda preciosa do seu condutor, ainda que um nadinha atrasada. Foi pedido ao CPA Bohr que ultrapassasse a ponte-quebrada a 1,7 m de distância, salto dificultado pela exiguidade das plataformas.

Intercalámos a ginástica com a obediência e nesta demos especial enfoque aos comandos de “quieto” e “aqui”, valendo-nos duma disposição em quadrado para alcançarmos a perfeita sociabilização dos cães em classe.

E porque a maioria dos nossos cães são urbanos, aproveitámos toda a sorte de obstáculos de betão para exercitar os nossos cães e melhor prepará-los para os obstáculos artificiais que irão enfrentar ao longo das suas vidas.

Debaixo deste mesmo propósito construímos uma vertical (muro) de 1,3 metros, obstáculo que os cães ultrapassaram com alegria e sem qualquer dificuldade, facilidade devida em parte ao seu fila-guia, o CPA lobeiro Bohr.

Como manutenção, o Bohr foi ainda convidado a transpor um muro de pedra com 1,8 m de altura, no ponto mais elevado de uma construção rústica, a 8 metros de altura e sem protecções laterais e dianteiras (tínhamos quem olhasse por ele na saída do obstáculo).

Também o Adestrador foi solicitado para ajudar nos trabalhos, valendo à cachorra CPA Luna na transposição de um muro para alcançar o seu condutor. Esta cachorra necessita urgentemente de mudar a sua postura laboral e de vencer o medo das alturas. Estas duas menos valias só dependem da mudança e postura do dono e da confiança a transmitir à cadelinha.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Jorge/Soneca; Luis/Keila; Noé/Ruky; Paulo/Bohr; Pedro Baptista/Lord e Pedro Rodrigues/Luna. A reportagem fotográfica e a edição estiveram a cargo do Paulo Jorge; o Pedro Baptista estreou-se na condução; o cachorro CPA Ruky ainda não se adaptou verdadeiramente ao seu condutor e o Labrador Soneca continua lindo. Hoje retomaremos os nossos trabalhos à mesma hora e no mesmo ecossistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário