quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

APRIMORAMENTO BINOMIAL E TRABALHO DE EQUIPA

 

Depois dos cães alcançarem a condução em liberdade e os donos o seu controlo, segue-se o aprimoramento necessário ao aumento da autonomia canina condicionada, visando o trabalho dos animais a maiores distâncias dos seus donos ou condutores, através de exercícios que evoluem do fácil para o difícil e do simples para o complexo, trabalhos que não dispensam o prévio robustecimento de carácter dos cães a instruir. No GIF seguinte, numa distância total de 16 metros em curva, podemos ver o FSM Doc a vencer 8 marcos de pedra a mando do seu dono (este excelente Fila viria no mesmo dia a vencer 10 marcos numa distância total de 20 metros. Como se depreende, o objectivo da tarefa visou o uso do cão à distância.

Quanto mais inesperadas e surpreendentes forem as acções de um cão, maiores probabilidades terá para vencer os seus oponentes e reforçar a sua própria defesa. Em abono da verdade, deveríamos inverter a ordem das acções, porque a salvaguarda dos animais será sempre mais importante que o seu uso. Um cão devidamente adestrado, nas suas evoluções à distância, deverá progredir desenfiado de acordo com ordem expressa, para não se constituir num alvo fácil de abater ou venha a cair em alguma armadilha. Debaixo deste propósito, no GIF abaixo, já pela noite dentro, vemos o Adestrador a mandar recuar o FSM Doc numas escadas de 100 cm de largo e com degraus de 20 cm.

A capacitação individual dos binómios, porque não deixamos ninguém para trás, sempre levará a um melhor desempenho colectivo, sucesso do qual também não poderemos abstrair o nosso cuidado com a sociabilização, “segredo” que torna possível todas as manobras colectivas escolares sem qualquer risco de confrontação animal. No GIF seguinte é possível apreciar uma dessas manobras, executada à noite num jardim.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: José António/Doc e Paulo/Bohr. O Xarrôque disse que vinha, não veio e não avisou (parece que está a tirar o 12º ano, o que se saúda. Oxalá depois de terminá-lo vá tirar um curso de boas maneiras, porque uma coisa é a instrução e outra bem diversa é a educação). A reportagem fotográfica coube a diferentes autores e a edição ao Paulo Jorge. O tempo não causou qualquer entrave, a noite esteve amena e só agora as folhas começaram a cair das árvores, coisa que antigamente acontecia no início do Outono e que este ano está a acontecer perto do Natal, novidade provavelmente ligada ao aquecimento global. Retomaremos à mesma hora os trabalhos de hoje sem saber aquilo que o tempo nos reserva, o não nos preocupa muito, porque estamos cá para encontrar soluções. 

Sem comentários:

Enviar um comentário