quarta-feira, 20 de novembro de 2019

OSSOS DE OVELHAS E CÃES PARA AVES

De acordo com pesquisadores iranianos do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária de Shiraz, no Irão, liderados por SAIFULLAH DEHGHANI NAZHVANI, os ossos de ovelhas e cães, quando cortados em alfinetes ortopédicos, estabilizam as asas fracturadas de pombos, ajudando na sua cicatrização sem cirurgia de acompanhamento. Os autores deste estudo, publicado hoje na revista Heliyon, descrevem o tratamento como mais barato e mais eficiente do que o uso de alfinetes de metal nas cirurgias de reabilitação de pombos.
Nazhvani diz que “não é necessário remover os implantes por que eles serão absorvidos pelo organismo” e que poderão ser também “usados em aves selvagens como águias, corujas e gaivotas”. Este cientista trabalha numa clínica veterinária da Universidade Shiraz, onde frequentemente trata de pássaros selvagens com fracturas nas asas ou nas pernas. Até aqui eram usados pinos de metal como procedimento padrão, que infelizmente dificultavam a descolagem, provocavam desequilíbrio nos voos e comprometiam a aterragem depois de reparada a fractura
Na procura de pinos mais leves que dispensassem a sua remoção, a equipa de Nazhvani achou que os ossos poderiam ser a melhor resposta. Lixaram e processaram ossos de ovelhas e de cães, provenientes de animais que haviam morrido anteriormente, em pinos suficientemente pequenos para serem inseridos nos ossos umerais de um pombo - o osso da asa mais próximo do corpo de um pássaro. Após 32 semanas de observação, os pombos com alfinetes ortopédicos de ovelhas ou ossos de cães conseguiram voar tão bem como antes de serem operados.

"Não houve rejeição de nenhum dos ossos implantados", disse Nazhvani. "Nos pombos que foram submetidos ao tratamento, as asas recuperaram precocemente a sua função e o seu reparo foi mais sólido do que pensávamos devido à lenta absorção do implante e à sua contribuição para o processo de cicatrização". Neste momento os pesquisadores já estão a pôr em prática as suas descobertas nos pássaros que dão entrada na sua clínica, também a tentar fazer placas de osso de gado ou cavalo e compará-las com as placas de metal convencionais para outros tipos de cirurgias de aves em reabilitação. Eu já sabia que o cão é um dos melhores amigos do homem (o cavalo não lhe fica atrás), mas ignorava que ainda pudesse valer às aves deste modo e muito menos as ovelhas!

Sem comentários:

Enviar um comentário