terça-feira, 1 de agosto de 2017

SERÁ A BOCA DOS CÃES SANTA?

Entre gente simples e pouco instruída sempre ouvi dizer que a língua dos cães é “santa”, que tem poderes curativos excepcionais e que pode ajudar na desinfecção e cicatrização das feridas humanas, parecer que nunca segui por achá-lo carecente de explicação e comprovação científicas. É verdade que a convivência dos cães com as crianças aumenta substancialmente nelas o seu quadro imunológico, criando-lhes assim defesas efectivas contra um sem número de alergias e contra algumas doenças do fórum respiratório, graças às boas bactérias que os cães transportam da rua para dentro de casa.
Porém, e isto segundo o parecer de alguns reputados virologistas e bacteriólogos em declarações ao “Mirror” (jornal inglês), nem tudo são rosas e as lambidelas dos cães podem eventualmente matar, uma vez que eles comem, cheiram e lambem toda a sorte de porcarias, carregando bactérias, vírus e germes de todos os tipos no seu nariz, boca e saliva. A lista de doenças potenciais é preocupante, destacando-se entre elas o Capnocytophaga Canimorsus (um organismo carregado pela boca dos cães que causa uma infecção muito grave por septicemia), certas micoses e a bactéria Staphylococcus aureus que é resistente ao tratamento. Convém alertar os pais que há um risco maior para os bebés que são lambidos pelos cães.
Obviamente que deveremos continuar a dar e receber carinho dos cães, não é isso que está causa, mas simultaneamente deveremos ser cautelosos e afastarmo-nos estrategicamente da sua boca, salvaguardando assim a nossa saúde e a dos nossos.

Sem comentários:

Enviar um comentário