quarta-feira, 2 de agosto de 2017

MARCHAR PELA VIDA CONTRA A VELHICE

Uma das imagens mais gratas que guardo da minha juventude é a de acordar de manhãzinha, calçar as botas de montar, arranjar-me e comer em andamento, limpar sumariamente um cavalo, aparelhá-lo e sair à desfilada pelos campos fora, com a bruma a escorrer-me pelo rosto, o coração a não acusar qualquer esforço e a cabeça a beber repetidos momentos de exaltação. Hoje já não faço isso por várias razões mas ainda passeio o meu cão, um companheiro que me mantém activo a despeito das minhas limitações, que me acalenta velhos e novos sonhos pelo revigorar da esperança em cada metro percorrido.
Contando com a participação de 3000 adultos mais idosos, pesquisadores da Universidade de East Anglia (UEA) e do Center for Diet and Activity Research (CEDAR) da Universidade de Cambridge descobriram que possuir e caminhar com um cão é uma das maneiras mais eficazes para vencer o declínio de actividade usual na vida adulta e até de combater os efeitos do mau tempo. O estudo utilizou dados estatísticos referentes ao Condado inglês de Norfolk e foi publicado no “Journal of Epidemiology and Community Health”.
O mesmo estudo concluiu que os proprietários caninos que passeiam os seus cães diariamente são menos sedentários 30 minutos do que os outros idosos sem cão, que mantêm sensivelmente a mesmo actividade física nos dias menos convidativos de inverno, por norma mais sombrios, frios e húmidos. Fisicamente mais activos e menos colados às cadeiras, os condutores caninos mantém a actividade física necessária para combater a inactividade induzida pelo passar dos anos.
Não obstante, os autores do presente estudo, numa das conclusões adiantadas, advertem contra a recomendação de entregar a cada idoso um cão, já que muitos deles seriam incapazes de cuidar dos seus companheiros de quatro patas. Para governo dos interessados importa ressaltar a primeira e a mais importante das conclusões achadas por estes investigadores: “Ser proprietário canino auxilia na manutenção da actividade física dos adultos mais velhos mesmo durante o mau tempo”.
Se você é um proprietário canino e nada impede que passeie o seu cão diariamente, então opte por marchar com ele em prol da vida de ambos e contra a velhice que a nenhum poupa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário