sexta-feira, 25 de agosto de 2017

ACUPUNCTURA PARA CÃES E GATOS

Na cidade chinesa de Xangai, a mais populosa do Planeta e que tem o porto de contentores mais movimentado do Mundo, sendo por isso mesmo um enorme centro financeiro, existe um Centro de Neurologia e Acupunctura de Saúde Animal, que se vale da medicina tradicional chinesa para alívio das dores e para curar os achaques mais comuns dos cães e os gatos residentes naquela grande metrópole.
Devido às melhoras dos seus pacientes, que alcançam 80% do seu número total, este centro clínico médico-veterinário tem sido um êxito e é bastante procurado. Cada sessão com 45 minutos de duração custa ali 260 yuan, o equivalente a 39€.
Não faltam em Portugal clínicas e veterinários que prestam os mesmos serviços a partir da acupunctura e da medicina tradicional chinesa, apesar de haver outros que se valem doutras medicinas alternativas. Desconhecemos o número exacto dos veterinários que fazem uso da acupunctura, mas sabemos que são a primeira opção à Medicina Veterinária Alopática (convencional).
Na sua esmagadora maioria, os veterinários portugueses que fazem uso da acupunctura, antes de abraçarem a medicina tradicional chinesa, licenciaram-se em Medicina Veterinária convencional nas várias universidades peninsulares. Desconhecemos se o sucesso aqui alcançado é igual ao que acontece em Xangai, como desconhecemos quais os valores cobrados por cada sessão de acupunctura ministrada a um cão ou a um gato.
Os serviços mais comuns prestados por veterinários que seguem a medicina tradicional chinesa são: acupunctura, acupunctura laser, electroacupunctura, implantes de oro, moxabustão e massagens manuais. No site da “International Veterinary Acupuncture Society” diz-se que a acupunctura tem sido usada na prática veterinária chinesa há milhares de anos para tratar inúmeras doenças. Os adeptos da sua prática crêem que a inserção de agulhas longas e finas em locais específicos, conhecidos como meridianos do corpo, pode estimular a circulação sanguínea para promover a cura e aliviar algumas dores.
É bem possível que tudo isto seja verdade, porque os benefícios terapêuticos da acupunctura em humanos são inegáveis e estão sobejamente comprovados. Bom é haver alternativas para o tratamento eficaz dos nossos fiéis amigos e a acupunctura parece-nos ser a melhor delas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário