domingo, 20 de agosto de 2017

ÉPOCA ESTIVAL E JEJUM

No Verão, especialmente nos dias mais quentes, é natural que os cães comam menos ou deixem mesmo de comer, em particular os bem alimentados, os obesos e os mais idosos, que pretendem com isso instintivamente poupar energias para melhor poderem enfrentar o calor. No texto “O CÃO ADULTO (DOS 18 MESES AOS 6 ANOS)”, no seu segundo parágrafo, artigo editado em 19/10/2009, já fizemos menção ao “dia de jejum semanal” a aplicar aos cães e às vantagens que ele lhes traz. É portanto natural que os cães comam menos no Verão, muito embora tal não seja desejável para cachorros em crescimento, para os cães que emagrecem em demasia, para aqueles que apenas comem 1/5 do seu penso diário e para outros que passam dias consecutivos sem comer. Nestes casos, considerando os riscos para a saúde dos animais, a primeira coisa a fazer é alterar as dietas e os horários da sua distribuição.
A alteração das dietas, quer sejam de comida fresca ou de ração, deverá considerar a passagem para pensos mais leves, menos gordurosos e com maior grau de digestibilidade, facilitando assim a digestão dos animais não lhes aumentando substancialmente o débito de energia para esse efeito. Também a distribuição das dietas deverá acontecer à noite ou de manhãzinha, quando as temperaturas são mais baixas e apelativas para o apetite canino, porque doutro modo, depois de encherem a barriga de água, dificilmente os cães terão ainda espaço no estômago para a comida (no Verão existe uma relação proporcionalmente inversa: maior consumo de água, menor consumo de comida). Torna-se por demais evidente que quanto mais fresco for o ambiente à sua volta, menor alteração de apetite sofrerão os cães.
Quando importa que não percam envergadura ou qualidade de serviço, desde que os seus pensos sejam ricos e isso permitam, é de todo conveniente estabelecer-se o “dia de jejum semanal”, que acontecerá naturalmente na época estival, quando os cães vêem diminuído o seu apetite por força do relógio biológico. O “dia de jejum semanal”, como o próprio nome indica, necessidade atávica comum à maioria dos cães domésticos, consiste num dia da semana em que não é distribuído aos cães qualquer penso (comida). Há quem se valha deste dia o ano inteiro, temendo que os seus cães engordem e com isso que fiquem menos atentos. Nós, que ainda mantemos compromisso com cães de guarda, temendo os envenenamentos, não o pomos em prática nas estações do ano mais frias, mas não hesitamos em accioná-lo no Verão para que não haja quebra de apetite nos nossos cães, o que a acontecer torná-los-ia mais vulneráveis e menos activos. Fica o conselho! 

Sem comentários:

Enviar um comentário