segunda-feira, 28 de agosto de 2017

ACUPUNCTURA E REABILITAÇÃO

Acerca do texto “ACUPUNCTURA PARA CÃES E GATOS”, editado no dia 25 do corrente mês, recebemos da Rita Nabais o seguinte email: “Bom dia. Estive a ler o artigo sobre a acupunctura para cães e gatos e quis partilhar o nosso testemunho. Como sabe, devido à manifestação explosiva da hérnia discal do Bolt e consequente paralisia dos membros posteriores, que acabou por ser ultrapassada apenas com medicação, foi necessário arranjar (depois de todo esse processo) uma forma de controlar a crescente probabilidade de reincidência.
Por esse motivo, vamos semanalmente à fisioterapia. As nossas sessões são composta pela hidroterapia (primordial para a recuperação da coordenação motora com impacto mínimo nas articulações), aplicação de laser sobre a zona da coluna (aumenta o metabolismo local e reduz a inflamação e dor), fototerapia aplicada em três meridianos cervical, torácica e lombar (indicada para o relaxamento muscular e anti-inflamatório), electroestimulação para evitar atrofias musculares (essencial para o membro posterior esquerdo que ficou com mais nervos afectados com a explosão do disco) e exercícios que praticamos também em casa como fazer oitos, obstáculos (não de salto mas de passagem) e wobble board.
Desde Maio que começámos também a acupunctura e que tem tido efeitos muito positivos na evolução da propriocepção, nomeadamente no membro mais afectado. Mesmo a nível  muscular, é possível (em alguns casos) de observar a olho nu os efeitos imediatos pelos movimentos involuntários dos músculos nas zonas mais contraídas. Junto envio algumas fotografias que vou tirando ao longo das sessões.
Em várias delas dá para perceber o quão descontraídos ficam durante o tratamento, mesmo aqueles que vão só fazer companhia (como é o caso da galga tigrada que se deita sobre o Bolt enquanto ele está com as agulhas).De resto espero que esteja tudo bem. Nós por cá continuamos. Em frente, sempre (…)”
Agradecemos à Rita o testemunho, congratulamo-nos com as melhoras do Bolt e chamamos de bem-vindos todos os avanços alcançados na reabilitação canina.

Sem comentários:

Enviar um comentário