quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

SPOT – A ESPERANÇA DOS CÃES GUERREIROS

SPOT, o cão-robot criado pela BOSTON DYNAMICS, está agora a ser usado pela POLÍCIA DO ESTADO DE MASSACHUSETTS para ajudá-la nas situações mais perigosas. Foi o ESQUADRÃO ANTIBOMBA DA POLÍCIA quem e o alugou depois que a Boston Dynamics decidiu em Setembro oferecê-lo a empresas ou organizações que poderiam ajudar a desenvolver as suas habilidades. O cão-robot só foi usado duas vezes até ao presente momento, unicamente como um “DISPOSITIVO MÓVEL DE OBSERVAÇÃO”, sendo enviado a lugares onde foi “os olhos e os ouvidos” da Polícia no terreno, sem arriscar a vida de um ser humano. David Procopio, porta-voz da Polícia de Massachusetts e a propósito do Spot disse: “A tecnologia robótica é uma ferramenta valiosa para a aplicação da lei devido à sua capacidade de fornecer dados nas situações de ambientes perigosos.”
Ao saber do uso do Spot por parte da Polícia de Massachusetts, a UNIÃO AMERICANA PELAS LIBERDADES CIVIS (ACLU) (1) criticou aberta e fortemente a falta de detalhes sobre o uso do cão-robot por aquela polícia, por ignorar e temer o seu arsenal. Segundo esta ONG fez saber, avanços tecnológicos como o Spot são implantados antes que os sistemas sociais, políticos e jurídicos norte americanos possam responder. “Precisamos de mais transparência das agências governamentais, que devem ser francas com o público quando usam novas tecnologias" - disse Kate Crockford, gerente da divisão de Massachusetts da ACLU, TechCrunch (se eu fosse norte-americano ou residisse nos Estados Unidos também não estaria à vontade). Debaixo destes receios e exigindo ser esclarecida, a ACLU solicitou formalmente à Boston Dynamics que torne públicos todos os documentos relativos ao armamento de qualquer robot.
Depois disto, a Boston Dynamics enviou uma declaração por escrito à ACLU, adiantando-lhe que os contratos de aluguer relacionados com o Spot não permitem que seja usado para ferir ou intimidar pessoas. Este cão-robot consegue suportar cargas de 14 kg, levantar-se depois de cair e trabalhar a temperaturas entre -20 a 45 graus celsius. Tem uma autonomia de 90 minutos e uma velocidade de 4,8 km/h, pode mover-se de acordo com as instruções fornecidas, evitar obstáculos e manter o equilíbrio em circunstâncias extremas, sendo em simultâneo resistente à água, pormenor que o torna numa ferramenta de trabalho versátil.
Se o Spot continuar a dar mostras da sua utilidade, operacionalidade e competência como até aqui, é possível que o recrutamento de cães para as guerras tenha os dias contados. Também os cães de guarda poderão vir a ser substituídos por robots destes em armazéns, quintais e moradias, o que se saúda atendendo aos riscos que correm. Faltará muito para que homens e cães não tenham nada que fazer? Já faltou mais!
(1) A União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) é uma ONG norte-americana sediada na cidade de Nova Iorque cuja missão é "defender e preservar os direitos e liberdades individuais garantidas a cada pessoa neste país pela Constituição e leis dos Estados Unidos".

Sem comentários:

Enviar um comentário