sexta-feira, 1 de setembro de 2017

TOLLER: O CÃO CHAMARIZ

O TOLLER, como é tratado por quem o conhece, oficialmente reconhecido pelo Canadian Kennel Club (CKC) como NOVA SCOTIA DUCK TOLLING RETRIEVER em 1945, é um cão vermelho ou laranja, natural de Yarmouth no Distrito de Litle River, sudeste da província canadiana marítima e atlântica da Nova Escócia, sendo o menos conhecido dos Retrievers e também o mais pequeno, oscilando entre os 43 e 53 cm e os 16 e 23 kg.
A sua sobrevivência enquanto raça deve-se em primeiro lugar ao movimento que empresta à sua cauda, que ao aguçar a curiosidade de patos e outras aves, atrai-os e arrasta-os para si, funcionando como um autêntico chamariz, vantagem que mais nenhuma raça canina carrega e que não o impede de ser um levantador de caça por excelência.
Este retrievier de pêlo duplo e comprido pertencente ao Grupo 8, descende dos cães dos índios Micmac que vieram a ser beneficiados maioritariamente por raças como o Cocker Spaniel e o Setter Irlandês. É admirado pelo seu asseio, beleza, inteligência e robustez (rusticidade), um caçador anfíbio inveterado, persistente e tenaz, capaz de não dar tréguas a pequenos mamíferos terrestres, caçando com igual desembaraçado coelhos.
É um cão que não exige um dono experiente, que se adapta sem dificuldades a viver num apartamento e que resiste bem ao frio e ao calor, muito embora não aprecie ficar só. Extremamente simpático, é afável com a família e não manifesta antipatia ou aversão a estranhos, sociabiliza-se facilmente com outros cães, tolera os gatos e é extremamente amigo das crianças.
O Toller é por norma saudável e de fácil limpeza, apesar de tender à obesidade e de largar alguma quantidade de pêlo. Treiná-lo é fácil ainda que tenda a ladrar em demasia. Extremamente energético, necessita de exercício e desafios diários porque é curioso e cúmplice, não dispensando uma hora de excursão diária quando confinado em casa. Contudo, é menos maçador e manifesta menos ansiedade em agradar que o Labrador e o Golden Retriever.
As afecções mais comuns na raça são: Displasia coxo-femoral, Atrofia Retiniana Progressiva (PRA), Anomalia do olho de Collie e surdez. Esta última afecção é menos comum e não acontece em todas as linhas de criação, atacando somente algumas a partir dos 7 e 8 anos de idade dos cães. Os clubes da raça canadianos e norte-americanos já emitem certificados de isenção destas maleitas devido aos sérios despistes que têm vindo a efectuar.
A sua carga energética, capacidade de aprendizagem, necessidade de exercício e pouco peso fazem do Toller um atleta canino de eleição, tornando-o próprio para vários desportos caninos e particularmente indicado para o Agility, onde por vezes se confunde com o Borde Collie vermelho.
Quando treinado para isso, pode ser um excelente cão de resgate e um fiel detector de cadáveres submersos, porque se sente como peixe dentro de água, mergulhando e submergindo facilmente para procurar objectos ou animais nos leitos dos rios.
A quem agradará um Toller? A quem se dedica à caça de aves aquáticas, a quem procura um cão de desporto ou um companheiro fiável para os seus filhos. O que tem para oferecer aos adestradores profissionais? Basicamente um parceiro dotado e sério para o rastreamento e resgate. 

Sem comentários:

Enviar um comentário