terça-feira, 26 de setembro de 2017

VANTAGENS DAS RAÇAS HÍBRIDAS DE LOBO NA DISCIPLINA DE GUARDA

PREÂMBULO - A pensar na salvaguarda de donos e cães, também na reciprocidade de sentimentos existentes entre uns e outros, somos obrigados a três alertas ao abraçar esta matéria: nenhum cão de guarda, híbrido ou não de lobo, garante só por si a segurança absoluta de pessoas e bens; no desempenho das suas funções poderá ser eliminado (os cães policiais e militares encontram-se sujeitos à mesma sorte) e a maioria das pessoas que reclama por cães de guarda jamais tem necessidade objectiva de um cão assim, porquanto vivemos num “Estado de Direito”. Dito isto, a formação dos donos torna-se indispensável diante da sua participação como reforço das acções dos cães e em prol da sua salvaguarda; os conteúdos de ensino dos animais destinados a este serviço deverão sempre ser alvo de reciclagem, aprimoramento e actualização; o treino de um cão para guarda jamais deverá prestar-se para subsidiar actividades criminosas, justiceiras, subversivas ou terroristas e muito menos para agravar as patologias presentes no seu dono ou donos, considerando o dolo ou a eliminação de vítimas inocentes, como infelizmente não é raro suceder pelos quatro cantos do mundo.
As expectativas que levaram à procura de híbridos de lobo não são de hoje e obedeceram a duas razões: à formação de novas raças caninas e à procura de melhores cães para os seus distintos serviços (ver o caso do CÃO LOBO ITALIANO), incluindo-se neles o de cão de guarda, tanto pelo fascínio como pelas pretensas vantagens que regresso ao atavismo traria. Houve casos em que a hibridação com o lobo surgiu como uma das soluções mais viáveis para diminuir a consanguinidade e a endogamia presentes em determinadas raças num determinado espaço geopolítico. No que ao cão de guarda diz respeito, procurava-se deste modo um guardião atento, infatigável e feroz, um sentinela noctívago, nunca detectado e sobredotado de máquina sensorial, de abordagem dissimulada e de ataques tirados a partir do factor surpresa, um guarda raramente visto cuja crueldade ninguém gostaria de experimentar, uma presença quase fantasmagórica e indissociável da “fábula do lobo mau” que infelizmente ainda se faz presente nas culturas populares portuguesa e europeia.
É importante realçar que a procura das vantagens presentes nos cães selvagens não se remeteu exclusivamente ao lobo, que ao longo do Séc.XX outros canídeos de igual condição foram usados para “melhorar” as distintas raças de canis familiaris já existentes, tanto na procura do super-cão soldado como para a obtenção de cães com melhor máquina sensorial, como foi o caso dos “Cães de Sulimov”, tirados a partir da contribuição do Chacal para detectarem componentes explosivos nos aeroportos russos, melhoria já ocorrida neste milénio (para informações mais detalhadas ver o artigo “O CHACAL E OS CÃES DE SULIMOV”, editado neste blogue em 18/10/2010). Como complemento adiantamos que não são só os híbridos de lobo com cão que são fecundos, outros híbridos de cães selvagens são-no também.
Para se alcançar a maioria das vantagens procuradas, há que considerar a subespécie lupina e os indivíduos nela a utilizar, que deverão prestar-se a esse propósito e não provocar atritos de autonomia, para que os seus descendentes mais facilmente atinjam a condicionada sem contudo perderem na totalidade aquela que o se progenitor lobo transporta (ver diferenças entre o Lobo Checo e o Volkosoby, realçadas nos textos “A FÁBULA DO LOBO CHECO” e “VOLKOSOBY, A ÚLTIMA INOVAÇÃO CANINA RUSSA”, editados respectivamente a 15/03/2014 e 01/04/2016. Porque quando assim sucede reinventa-se a domesticação canina, a infusão de sangue lobo não é notória e as suas vantagens perdem-se em híbridos desconfiados, pouco seguros e de préstimo duvidoso. Se por outro lado o lobo a utilizar for demasiado autónomo, muito dominante e anti-social, dificilmente gerará mestiços dispostos a aceitarem a mais ténue das lideranças e um trabalho de equipa minimamente satisfatório. Sem dúvida que o alcance das vantagens da raças híbridas assenta em primeiro lugar na escolha do lobo certo, apesar de não ser permitido para este efeito que os seus parceiros de cópula caninos sejam anti-sociais, pouco confiantes, medrosos ou inibidos. Pelo que vimos e experimentámos, quando as cópulas entre ambos acontecem naturalmente e sem a intervenção humana, o indesejável conflito das autonomias costuma ser ultrapassado.
E como a experiência que temos reporta-se em exclusivo à produção de híbridos entre Lobos e Cães de Pastor Alemão, tarefa ocorrida nos anos 80, descobrimos pelo empirismo aquilo que a ciência viria a confirmar mais tarde: que a presença da cor negra nos lobos ficou a dever-se à mestiçagem com cães no passado, uma vez que quando cruzávamos um CPA negro com um lobo sempre tínhamos um ou dois filhotes totalmente negros, animais que mais tarde se revelavam excelentes para os objectivos procurados. Também pela experiência percebemos que os híbridos de lobo com a variedade lobeira do cão alemão eram os de menor préstimo para aquilo que procurávamos, já que a sua curva de crescimento ao ser maior obrigava-nos a cuidados especiais mas não sufocantes nos seus primeiros ciclos etários. Ao cruzarmos CPA’s negros e preto-afogueados com lobos, os seus filhotes permaneciam com os olhos verdes ou azuis até à muda dos dentes (entre os 4 e os 6 meses de idade), evoluindo depois disso para âmbar esverdeado.
Uma vez escolhida a subvariedade de lobo certa e o indivíduo indicado, também o cão ou cadela a beneficiar (o mais comum é ser uma cadela, a menos que a loba a usar já se encontre parcialmente domesticada ou tenha sido criada em cativeiro), o que podemos esperar dos seus híbridos? Basicamente tudo ou quase tudo do que adiantámos como expectativas no 1º parágrafo deste texto, cuja infusão de sangue lobo dota-os duma maior inferência causal e por conseguinte de uma maior compreensão causa e efeito, mais-valia cognitiva que os cães parecem ter perdido junto com a persistência ao serem domesticados, terem perdido autonomia, esperarem a nossa ajuda e necessitarem dos homens para sobreviver. Esta diferença cognitiva entre lobos e cães, que já havíamos descortinado ao trabalharmos com ambos, foi recentemente comprovada por um grupo de investigadores internacionais no “Wolf Science Center da Vetmeduni Vienna” adstrito à Universidade de Medicina Veterinária de Viena de Áustria.
Considerando a maior autonomia, rusticidade e raciocínio causal presentes nos híbridos, podemos afirmar que quando comparados com os cães, mantêm-se alerta por mais tempo, não engordam nem se empanturram, são mais difíceis de subornar, são mais resistentes à fome e em caso de necessidade são capazes de comer aquilo que dificilmente um cão comeria, para além de serem menos permissivos no que à invasão do seu território diz respeito e de não fazerem facilmente amizade com estranhos. Um cão comum com a maioria destas características dificilmente seria um bom guarda, porque se sentiria desprotegido, resistiria ao trabalho de equipa, seria esquivo, de pouco proveito e até incapaz de olhar por si.
Um híbrido com menos de 40% de sangue lobo na sua construção, dificilmente manterá incólumes estas características, apesar de ser mais moldável e menos perigoso (não é por acaso que nos Estados Unidos existe legislação que regula o percentual de sangue lobo nos cães). A perpetuação de híbridos de lobo, também descritos na canicultura e na cinotecnia como “cães-lobo”, no que diz respeito a sua qualidade enquanto cães militares e de guarda, sempre dependerá do acerto dos cruzamentos mistos, cujo produto dificilmente será uniforme por razões que se prendem com a maior ou menor sensibilidade à oxitocina dos indivíduos, quer eles sejam lobos ou cães. Se para a obtenção de cães de trabalho a selecção por ele é indispensável, muito mais o será para o alcance de bons cães-lobos, exigindo a sua criação saber e experiência.
No que ao policiamento de propriedades diz respeito, os cães-lobos bem depressa procuram áreas de ocultação, onde tudo vêem e não são vistos, tirando partido do vento a seu favor e da camuflagem que os locais lhes oferecem, porque vivem em constante observação, não correm à toa, trabalham em economia de esforço, raramente ladram e só avançam pela certa e de surpresa, ensaiando em simultâneo percursos de fuga perante o insucesso das suas arremetidas. Os seus ataques são dissimulados, rápidos, a vários golpes e profundos, produzidos mais para neutralizar do que para capturar. Contrariamente ao que se julga, a parceria entre um cão-lobo e um comum nesta matéria (guarda) é desejável, desde que o comum não tenha como submeter o híbrido e funcione como seu subordinado, entregando-lhe de “mão beijada” e para o golpe de misericórdia os possíveis invasores ou intrusos. O recurso ao cão na formação de híbridos só deve prestar-se ao aproveitamento das mais-valias do lobo, porque sem o seu contributo alcançaríamos apenas animais silvestres e incapazes de enfrentar os homens - o cão é uma ponte!
Apesar das dúvidas levantadas por este texto serem muitas, voltaremos ao tema quando nos for solicitado, adiantando ainda que a instalação de um híbrido obedece a regras próprias, que o seu treino não pode ser inteiramente idêntico ao dos cães comuns, nem tampouco a sua alimentação, apresentação e horários de distribuição, que a troca de alvos necessária aos híbridos de lobo tem que acontecer de modo continuado e natural, já que as presas que terão pela frente serão outras e as recompensas a dar-lhes deverão satisfazer mais o lobo dentro de cada cão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário