sexta-feira, 29 de setembro de 2017

O QUE ACONTECEU AOS CÃES ABANDONADOS EM CHERNOBIL?

Trinta e um anos depois da catastrófica explosão ocorrida na central nuclear ucraniana de Chernobil, ao tempo debaixo da alçada e supervisão da extinta URSS, que é feito dos cães que foram abandonados pelos seus donos e ficaram para trás, daqueles que conseguiram escapar às balas dos soldados mandados para os abater? Sobreviveram e deixaram descendência, descendência que até hoje perdura apesar da sua esperança de vida ter sido bastante reduzida pela radioactividade que a afecta. 
A existência destes cães foi comprovada e saltou para a ribalta através de um pequeno documentário intitulado “Puppies of Chernobyl”, lançado no YouTube pelo cineasta Drew Scanlon, onde se podem ver várias matilhas de cães na área de exclusão daquela central nuclear abandonada, numa extensão que abrange uma área total de mil milhas quadradas e cujo acesso é estritamente limitado.
O governo, mediante apertado controlo, apenas permite que ali entrem trabalhadores da fábrica, uns poucos turistas e um número restrito de pessoas credenciadas, o que não tem impedido que antigos moradores, principalmente idosos, ao desrespeitarem essas ordens, continuem a retornar às suas aldeias. Apesar dos possíveis riscos para a sua saúde, tanto trabalhadores como aldeões, têm-se aproximado daqueles cães movidos pela sua desprotecção, nem sempre resistindo a acariciá-los, apesar de tal acção ser proibida por lei e aqueles animais carregarem no seu manto partículas radioactivas.
A “Clean Futures Fund”, uma organização não governativa norte-americana criada para aumentar a consciencialização e fornecer apoio às comunidades afectadas por acidentes industriais de longo prazo, está a liderar no terreno um plano de cinco anos para valer aos animais domésticos que sobreviveram ao fim daquela central nuclear, visando a neutralização e a esterilização de cães e gatos, assim como proceder à sua vacinação anti-rábica, já que estão em permanente contacto com os animais silvestres da região.
Em paralelo e dando cumprimento ao mesmo plano, estão a ser levantadas estações de água descontaminadas e uma clínica veterinária para valer a estes desafortunados animais a quem o auxílio chegou tão tarde. O plano de fundo iniciado este Verão, conta com a participação de veterinários ucranianos e outros voluntários, bem como de várias organizações da Ucrânia, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.
Esta acção e este plano meus amigos, não é um mero gostar de cães, é a humanidade no seu melhor. Quisera eu, porque todos estamos necessitados disso, que houvesse muita gente assim para valer não só aos cães mas ao seu semelhante! 

Sem comentários:

Enviar um comentário