terça-feira, 5 de setembro de 2017

BILLIE: O CAÇA-ESTUPRADORES

E por falar em treino sério, árduo e difícil (intensivo). No condado de Derbyshire, condado vizinho de Yorkshire onde a família Carreiras vive em Inglaterra, a polícia local (Derbyshire Constabulary) tem uma nova arma para dar caça aos estupradores: um Cocker Spaniel com 3 anos de idade que se tornou perito em detectar vestígios de sémen humano, acelerando assim a identificação e detecção dos presumíveis criminosos, o que nestes casos é de suma importância.
O bom do Billie é capaz de encontrar manchas de esperma quase invisíveis a olho nu nas mais variadas superfícies. Desde que entrou ao serviço, em Março deste ano, ele e o seu condutor já participaram em dezenas de investigações e um homem foi preso após o seu sémen ter sido detectado pelo cão.
Nas investigações que levou a cabo, o Cocker tem encontrado evidências que possibilitaram a identificação de vários perfis de ADN, alcançado sucesso em mais de 1/5 das 50 investigações em que trabalhou. Líder na luta contra os agressores sexuais, este cão pode detectar uma quantidade mínima do sémen dum estuprador, até 0,06ml, proeza que os métodos científicos até aqui utilizados não têm conseguido.
Resta dizer que o treino do Billie tirou partido duma gama representativa de amostras de sémen de diferentes etnias e idades, pré e pós-vasectomia, material nem sempre fácil de arranjar e que pode colocar alguns problemas éticos e morais. Neste momento a polícia de Derbyshire está a treinar um Labrador para o mesmo efeito e a incentivar as polícias de outros condados a encontrar e a treinar cães para o mesmo fim.
Caso tivéssemos aqui um cão como o Billie no início do Milénio, jamais Henrique Sotero, um engenheiro na altura com 30 anos e mais conhecido como “o violador de Telheiras”, teria perpetrado tantas violações na Grande Lisboa (40). Dá-lhes Billie, não lhes dês descanso! 

Sem comentários:

Enviar um comentário