domingo, 3 de setembro de 2017

NÃO HÁ PANELA SEM TESTO NEM CÃO SEM PRÉSTIMO

Nos anos que levamos a ensinar cães nunca conhecemos nenhum sem préstimo, ainda que muitos não correspondessem às expectativas dos seus donos ou ao propósito para que foram comprados. E quando assim acontece, cabe aos adestradores descobrir-lhes qual a sua vocação e utilidade, porque doutra forma acabarão incompreendidos e de algum modo desprezados, o que não serve a ninguém e é tremendamente injusto para os animais, não escapando alguns à morte precoce, como se encontrava condenado um cruzado de Malinois com Border Collie, de seu nome Rocket (nas fotos que ilustram este texto), por ser demasiado agressivo, excitável e tremendamente enérgico, cão que foi parar ao abrigo da “Sociedade de Sacramento para a Prevenção da Crueldade aos Animais” (SPCA), sediada na cidade californiana com o mesmo nome.
Cada vez me convenço mais que nada acontece por acaso neste mundo e a história do Rocket ainda mais me convence. A poucos dias de ser abatido, no ano de 2012, apareceu no abrigo onde se encontrava recolhido, um membro da “National Disaster Search Dog Foundation” que procurava cães com características para resgate e salvamento, correspondendo o perfil do Rocket plenamente às exigências que as operações de resgate não dispensam. O cão acabou por ser entregue ao Eng.º Stornetta da WFPD, profissional que o capacitou para descobrir pessoas vivas e encarceradas em edifícios e outras estruturas colapsadas, recebendo a aprovação e o respectivo certificado da “Agência Federal de Gestão de Emergência” (Protecção Civil) como cão de resgate e salvamento (USAR).
O Rocket, antes “sem préstimo”, está hoje a trabalhar com sucesso junto do “Windsor Fire Protection District” da Califórnia (bombeiros) na detecção de pessoas encarceradas pelo Furacão Harvey no Texas! Antes de desanimar, caso tenha um cão com as características do Rocket, procure uma escola ou entidade que se dedique ao ensino de cães de resgate e salvamento, pode ser que seja essa a sua verdadeira vocação.

Sem comentários:

Enviar um comentário