terça-feira, 19 de setembro de 2017

DA ZÂMBIA DO IDÍLICO MAPA COR-DE-ROSA

Agrada-nos registar que tivemos hoje os nossos primeiros leitores da Zâmbia, país sem costa marítima na África Austral, onde ficam as famosas “Victoria Falls” (Cataratas de Victoria), situadas no Rio Zambeze, com uma altura máxima de 128 metros e 1.500 metros de largura. Os territórios da actual República da Zâmbia, da outrora Rodésia e hoje Zimbabué e do Malawi, foram reclamados na Conferência de Berlim para a Coroa Portuguesa, que decorreu entre 15 de Novembro de 1884 e 26 de Fevereiro de 1885 na Capital Alemã, já que tínhamos sido os primeiros a lá chegar (direito histórico) e se situarem entre as Territórios Portugueses de Angola e Moçambique, segundo o mapa das nossas pretensões e que ficou conhecido desde então como o “Mapa Cor-de-Rosa” (abaixo).
Apesar de ser a nossa mais velha aliada, a Inglaterra contrapôs contra o direito histórico o direito imposto pelas armas e caso a Coroa Portuguesa não concordasse, a Royal Navy (marinha Inglesa) bombardearia Lisboa, segundo um ultimato em forma de memorando entregue a 11 de Janeiro de 1890. Governava então El-rei D. Carlos que entendeu poupar Lisboa e a sua população. Os republicanos aproveitaram-se da situação e inflamaram os ânimos patrióticos, não que tivessem melhor solução mas porque lhes importava derrubar a monarquia.
Deixemos à história os factos e alegremo-nos com os zambianos que visitam este blogue, que há muito se livraram do colonialismo e que lutam diária e arduamente para edificarem o país que os viu nascer.

Sem comentários:

Enviar um comentário