segunda-feira, 18 de setembro de 2017

OS MARATONISTAS!

Há quem coleccione cães como quem colecciona isqueiros ou outra coisa qualquer, gente que se diz versada nestes animais por conta do número daqueles que alberga, que por maior que seja, jamais espelhará a grande variedade presente nos cães, julgando assim o todo pelo parte e desconhecendo quase em absoluto os que chamou para si. Infelizmente para os animais, é comum ver-se gente com 2, 3 e até 4 cães, atrelados ou soltos, a vaguear pelos parques e jardins por curtos espaços de tempo, em correrias desenfreadas, a perseguir uma bola, a cobiçar o que cada um come ou à volta dos caixotes do lixo. 
Apesar da Lei ordenar que todos os cães saiam à rua atrelados, independentemente do seu tamanho, raça, género e idade, neste País de brandos costumes que também afecta os polícias, poucos são os que respeitam o que lhes é exigido, porque entendem os seus cães pequenos, bem-comportados ou inofensivos, companheiros que segundo o seu parecer estão acima da lei, como também se julgam acima da Lei aqueles donos que sempre se esquecem de apanhar os dejectos dos seus cães, pondo dessa maneira a saúde pública em risco.
Como a maioria dos cães nasceu excursionista e foi seleccionada para interagir, somos obrigados a fazer algumas perguntas incómodas, próprias para quem diz gostar de cães e preocupar-se com o seu bem-estar. O objectivo da sua elaboração prende-se exactamente com os direitos que reclamamos para os animais e que não podem ser dissociados da sua saúde, bem-estar (físico, cognitivo e social), salvaguarda e longevidade. Sabemos que a esmagadora maioria dos cães (comprados ou adoptados) passa a maior parte do dia encerrada dentro de apartamentos ou confinada em pequenos quintais, esperando avidamente o regresso dos seus donos, separação forçada e enfermidade que já tem uma designação científica: ansiedade da separação. 
Os cães assim destinados, para além do isolamento que não aprovam, vêem-se também privados da excursão diária com dos donos, caminhada com 5 km de extensão e com a duração de 1 hora, que não dispensam em abono do seu sentimento gregário, desempenho interactivo e boa forma física, procedimento próprio para os cães acima dos 45 cm de altura e dos 15 kg de peso.
Dito isto, o que sobrará para os desafortunados cães? Duas horas pela manhã com os donos ensonados e furibundos por temerem chegar atrasados ao emprego ou ao colégio dos filhos? Outras duas horas à noite onde a atenção que lhes é dada é dividida e circunstancial? Sobra a árvore ou o local rotineiro requerido para as suas necessidades fisiológicas! E se isto é já suplício bastante para um cão, imagine-se sujeitar mais 2 ou 3 ao mesmo degredo. Como antigamente se cantarolava numa lengalenga: “se um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais”. 
Indiferente a tudo isto, por despeito ou ignorância, certa gente mantém nestas condições vários cães. Recentemente conheci um proprietário canino que possuía cinco?! Um homem a quem por ironia chamei de “maratonista”, apesar de não ultrapassar os 165 cm e pesar mais de 100 kg, criatura que sai à rua munido dum porrete, com os animais embrulhados uns nos outros, rumo a uns arbustos bem estercados por aquilo que os cães lá deixam.
Maratonista? – Perguntou-me ele. Tentando não me rir, respondi-lhe: Sim, maratonista, porque com cinco cães e passeando o que deve com cada um deles isoladamente, vai chegar ao final de cada mês com 750 km feitos (25X30), o que o transforma num atleta de alta competição, capaz de disputar a maratona com os melhores! Não faltam por aí maratonistas e, enquanto não forem denunciados e alvo de coima, jamais os cães serão compreendidos e respeitados, já que o desprezo pela caminhada diária com os cães é a última das fronteiras a obstar ao seu bem-estar.
Para além doutras vantagens, o hábito regular de caminhar diariamente com eles 1 hora acaba por ser um dos melhores subsídios para a saúde e boa forma dos donos. Quer manter-se em forma? Então honre os compromissos que assumiu com o seu cão quando o foi buscar!

Sem comentários:

Enviar um comentário