quinta-feira, 21 de setembro de 2017

A CALIFÓRNIA NÃO É SÓ FICÇÃO E SAN JOAQUIN VALLEY

Quando ouvimos o nome Califórnia lembramo-nos imediatamente dos Cowboys, de Hollywood e do fértil Vale de San Joaquin, terra fértil como poucas, tantas vezes imortalizada no cinema, onde vivem e trabalham mais açorianos que em todas as ilhas do Arquipélago dos Açores juntas. Hoje não vamos falar de ficção ou de emigração, mas sim de uma lei que poderá ser aprovada pelo Governador daquele Estado norte-americano acerca da proibição da venda em Pet Shops de cães, gatos e coelhos não resgatados, lei que mereceu a aprovação do Senado californiano com 30 votos a favor e nenhum contra, assim como da Assembleia Estadual com 55 votos a favor e 11 contra. Jerry Brown (na foto seguinte), assim se chama o Governador da Califórnia, terá que se pronunciar sobre a dita lei até ao próximo dia 15 de Outubro, podendo vetá-la ou assiná-la.
Segundo o “Fresno Bee”, jornal diário da Cidade Fresno, mais de 30 cidades na Califórnia já têm leis semelhantes e de acordo com os dados revelados pela “ASPCA” (The American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), sociedade fundada em 1866, mais de 230 cidades e municípios norte-americanos já têm leis similares em vigor. Os mentores da lei pretendem assim acabar com a venda de animais nas pet shops provenientes de criações em série e pouco escrupulosas, que desrespeitam os direitos, a saúde e o bem-estar de cães, gatos e coelhos. A referida proibição não abrange a venda particular de cães com pedigree pelos seus criadores.
Por outro lado, o número de ali animais abandonados e carenciados de adopção é avassalador. Para se ter uma ideia mais clara do problema, basta dizer que no ano passado foi abatido um milhão e meio de animais de companhia nos Estados Unidos e que os contribuintes da Califórnia gastam mais de um quarto de bilião de dólares por ano para abrigar animais sem-tecto. Caso a referida lei venha a ser ratificada pelo Governador, a produção industrial e a venda desregrada de animais de companhia irá levar um profundo corte e a procura de animais para adopção sofrerá um forte incremento.
 Argumentam os donos das pet shops que a lei a aprovar vai privar o público das raças mais populares que raramente aparecem nos abrigos e que nem sempre a história genética e clínica dos animais resgatados é conhecida, que as pet shops conseguem oferecer aos seus clientes os cães que procuram e que que não existem nas redondezas. Uma lei mais radical do que esta foi aprovada em Agosto na Cidade de Cambridge, Massachusetts, lei que só permite às lojas dos animais a venda de peixes e de animais resgatados. Mais depressa do que se espera teremos aqui leis como estas e os animais merecem, trata-se de uma questão de justiça!

Sem comentários:

Enviar um comentário