domingo, 3 de setembro de 2017

TRÊS VIVAS PARA ESTES MAREMMANOS !

Infelizmente não foi só em Portugal que aconteceram grandes incêndios este Verão, eles repartiram-se por várias partes do globo nesta ocasião. Um dos grandes incêndios deste ano deflagrou na Província canadiana da Colúmbia Britânica, província que é a mais ocidental do Canadá e que se encontra entre o Oceano Pacífico e as Montanhas Rochosas, lar de mais de quatro milhões de canadianos e onde em Julho arderam mais de 9.000 km2 que causaram prejuízos na ordem dos 180 milhões de euros.
Não lhe sobrando outro remédio, a Sr.ª Lynn Landry viu-se obrigada a abandonar à pressa a sua casa por 20 dias e a deixar para trás um casal de cães Pastor Maremano-Abruzês, a quem deixou comer, respectivamente o Tad e a Sophie e com eles um rebanho de 90 ovelhas. Temeu-se o pior, mas ao voltar para casa aquela criadora de ovinos teve uma agradável surpresa: das 90 ovelhas que deixou só uma mais velha pereceu, as restantes 89 escaparam ilesas graças ao cuidado dos cães, que as guiaram no meio das labaredas e protegeram de ursos e coiotes famintos.
Apesar da origem destes cães remontar aos confins dos tempos, esta raça italiana só foi reconhecida no final do Séc.XIX e foi sujeita a fusão com outra de igual valor e aptidão já no Séc.XX. Natural das Montanhas dos Abruzzos, no centro da península itálica, o Cão de Pastor Maremano-Abruzês é um pastor nato e valente, próprio para guardar qualquer espécie de rebanho, seja ele de vacas, cavalos, lamas, cabras, ovelhas e de até de galinhas, fazendo frente aos diferentes predadores que cada continente oferece.
Ainda que a sorte estivesse do lado dos cães, somos obrigados a realçar a dedicação e valentia destes dois pastores. Por isso, venham de lá três vivas para estes maremmanos! 

Sem comentários:

Enviar um comentário