quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O MUNDO À NOSSA VOLTA: TUDO O QUE VIER À REDE É PEIXE

O segundo milénio não tem sido generoso nem para os homens nem para o mundo, porque tem sido farto em ataques terroristas, em conflitos armados por toda a parte e em calamidades naturais. Diante deste cenário radicalizam-se posições e os lobos do passado voltam ao povoado, políticos extremistas chegam ao poder e o tribalismo ganha novo alento e expressão. Dirigentes como Donald Trump, Kim Jong-un e Nicolás Maduro emprestam à actualidade muitos fantasmas e receios, tanto para os seus como para os restantes povos do Planeta, pelos seus discursos inflamados onde a palavra “luta” é a mais usada e pressupõe a possibilidade de uma ou várias guerras. A meu ver o mais tolo dos três é o coreano e não é preciso ser-se psiquiatra ou psicólogo para se constatar da sua grave patologia, pois traz escrito no rosto o alienado que é e nas acções a loucura que não o larga (ainda é capaz de lançar o mundo numa guerra nuclear).
As trampas do Trump são próprias de uma política de extrema-direita como as de Maduro são de extrema-esquerda, ambos são rebentos fora de estação e caso a paz vença depressa secarão. O Trump tem quem olhe por ele e não o deixe abusar – quem o meta na linha, o Maduro, infelizmente para os venezuelanos, parece não ter oposição à altura, apesar de condenar o seu próprio povo à fome. Que país ou governo florescente lhe servirá de modelo? A Rússia não é, a China está “a virar o bico ao prego” e Cuba não tem como mandar cantar um cego, valendo-se agora das envergonhadas indulgências papais. É evidente que os problemas da Venezuela dizem respeito aos venezuelanos, mas também nos dizem a nós quando um sem número de emigrantes se vê obrigado a regressar à Ilha da Madeira para escapar à guerra e à fome, apanhando aquela Região Autónoma de surpresa e sem ter como os receber condignamente. Até quando suportarão os venezuelanos as madurezas de Maduro?
Neste momento ainda há alguns animais nos jardins zoológicos e nas reservas naturais, assim como cães e gatos nas ruas mas já não são muitos e compreende-se porquê. Quando eles acabarem que carne comerão 21 milhões de venezuelanos, uma vez que só 1/3 da sua população pode pagar a carne, os ovos e a margarina? A foto abaixo, que pertence a um total de três, correu mundo e foi difundida por um representante da oposição venezuelana. Nela podemos ver dois homens, alegadamente fotografados em Caracas neste fim-de-semana, depois de haverem matado um cão para comer, prática que a oposição diz recorrente e que nem os flamingos tem poupado.
Em Yulin, na China, continua-se a comer carne de cão, como de resto noutros países asiáticos; alguns suíços mais conservadores não dispensam a mesma carne na “Noite da Consoada” e os venezuelanos consomem-na por necessidade, porque ali “tudo o que vier à rede é peixe”, neste caso carne. No mundo em que vivemos, tão cheio de assimetrias, os cães oscilam entre filhos idolatrados e animais para abate, tratamentos extremados que reflectem a insanidade presente no quotidiano das nossas sociedades.

Sem comentários:

Enviar um comentário