sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

NÃO STRESSE O SEU CÃO

 

Exige-se no contacto directo com os nossos cães que não lhes causemos stresse, pelo que somos obrigados ao controlo emocional para não fazermos cinco acções que eles detestam e que com o tempo farão que se afastem cada vez mais de nós. 1ª _ SOPRAR NOS SEUS NARIZES E ORELHAS: Os proprietários caninos acham por vezes engraçado fazer isto, por causa das expressões que os cães tomam. Contudo, os cães não acham graça nenhuma. 2ª _ ENCARÁ-LOS CONSTANTEMENTE: Para os cães, este é um gesto ameaçador que eles entendem como dominância e intimidação. Sempre será melhor não os olhar fixamente, para que não percam confiança, autonomia e ousadia. Em substituição, aconselhamos o uso da visão periférica. 

3ª _ ABRAÇÁ-LOS: Ao serem abraçados, os cães sentem restringida a sua liberdade de movimentos. Quando eles bocejam, lambem o focinho ou abatem as orelhas, isso é um sinal inequívoco de que estão debaixo de stresse.

4ª _ VIOLAÇÃO DE REGRAS: Os cães apreciam regras claras e não entendem a sua excepção. Quando sujeitos à interdição de uns e à permissão de outros entram em profunda confusão, sem saber o que fazer, o que geralmente condena-os à letargia, à desobediência ou à manha. 5ª _ A MESMA CAMINHADA DE SEMPRE: As caminhadas dos cães deverão ser variadas e acontecer em locais diversos, para que os cães não se aborreçam e estupidifiquem, particularmente quando não lhes é permitido parar e farejar. Para que as caminhadas se tornem mais interessantes para eles inclua nelas alguns exercícios de obediência, busca e destreza. Evite stressar o seu cão, pois ambos só terão a ganhar com isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário