domingo, 28 de fevereiro de 2021

CENAS QUE LAMENTAVELMENTE SE VEEM EM QUALQUER METRÓPOLE

 

Conforme tornou público a Polícia Federal, ontem à noite (sábado), em Munique, capital do Estado da Baviera, na estação central de comboios da cidade, um sem-abrigo de 36 anos de idade, que já se encontrava dentro de um expresso regional, foi convidado a sair dele pelos funcionários ferroviários, porque não tinha título de transporte válido para o seu cão nem açaime para lhe meter. Negando-se a sair, reagiu agressivamente contra os funcionários do comboio e insultou-os. Só quando a polícia chegou é que finalmente saiu da composição, não sem antes ter agredido um dos polícias, que ficou ligeiramente ferido. Como acontece nestas situações, foi-lhe feito o teste de alcoolemia e o resultado foi de 1,55 g/l (?!). Durante a operação policial, contrariamente ao seu dono, o cão manteve-se calmo e silencioso, chegando até a deitar-se, sendo depois entregue e confiado a um abrigo de animais.

O que o sujeito de 36 anos pretendia era não pagar o bilhete relativo ao transporte do cão e nem tão pouco pôr-lhe um açaime, pelo que não pôde seguir viagem. Sabe que o seu cão pode andar de comboio? Conhece as suas exigências? Caso não saiba, consulte por favor o seguinte link: https://www.cp.pt/passageiros/pt/como-viajar/informacao-util/transporte-animais. Também pode levá-lo consigo no metro e nos autocarros, mas antes disso consulte as regras que estes transportes públicos exigem (está tudo na Net, basta consultar). 

SABIA QUE…

 

Sabia que infelizmente não existe “a melhor ração para cães porque, além de ingredientes de alta qualidade, é particularmente importante que se adapte ao seu cão e às suas necessidades. Não obstante, numa ração de alta qualidade para cães, os seus ingredientes são listados ao detalhe e, na melhor das hipóteses, a sua quantidade é também adiantada. Em simultâneo, você deverá certificar-se que não há açúcar na sua composição, ingrediente geralmente oculto por trás de termos imperceptíveis como polpa de beterraba, goma de alfarroba ou maltodextrina. Uma boa ração deve dar resposta aos seguintes critérios: 1º _ Alto teor de carne (50 a 70%) como fonte de proteína; 2º _ Conter frutas, vegetais, óleos e gorduras valiosos; 3º _ Não ter intensificadores de sabor, conservantes, atractivos, enchimentos ou aromatizantes artificiais; 4º _ Não ter grande quantidade de grãos ou lacticínios e 5º _ Ter um baixo teor de carboidratos (aprox. 1-3%). Quando nos preocupamos com o bem-estar dos nossos cães, há coisas que devemos saber!

ATAQUE DOMINICAL EM BODENSEE

 

No paradisíaco e imperdível Lago de Constança, “Bodensee” para os alemães, lago que é atravessado pelo Reno e que serve de fronteira da Alemanha com a Áustria e a Suíça, no município alemão de Salem, distrito do Lago de Constança, na região administrativa de Tübingen, estado de Baden-Württemberg, hoje, um Pastor Alemão preto-afogueado de dono por identificar, correu em direcção a uma menina de 6 anos de idade, mordeu-a no rosto e despareceu, conforme fez saber a polícia local. A mãe da menina levou-a imediatamente ao hospital para tratá-la de uma ferida ligeira. A polícia, como é sua obrigação, está à procura de testemunhas do incidente do qual resultaram lesões corporais por negligência.

Estamos perante mais um ataque de um cão solto sobre uma criança, incidente infelizmente muito comum por toda a parte, cujos culpados não têm sido até ao momento conveniente penalizados, porque doutro modo o número de casos diminuiria drasticamente. As crianças ocupam o primeiro lugar no pódio do número das vítimas, porque aleijam involuntariamente os animais, correm e gritam na sua frente, temem os cães, provocam-lhes ciúmes e parecem ter um tamanho mais apropriado para presas. Face ao acontecido em Salem, não consigo compreender o que fazia ali um Pastor Alemão solto e sem dono, muito embora tudo possa ter resultado de um conjunto de circunstâncias acidentais. Será que ainda teremos que atrelar as crianças para que os cães circulem em liberdade?

DELIBERAÇÃO DO SUPREMO TRIBUNAL DE DELHI SOBRE CÃES DE RUA

 

O Supremo Tribunal de Delhi, na Índia, deliberou acertadamente (a nosso ver) sobre o diferendo que opunha as Organizações de Bem-estar Animal e a Associação do Bem-estar dos Residentes, acerca dos locais onde alimentar os cães de rua. Assim, segundo o parecer deste tribunal, as associações de bem-estar animal deverão encontrar locais para alimentar os cães que não sejam frequentados por crianças e idosos (as suas principais vítimas), assim como por outros residentes, adiantando que o propósito dessa distribuição e cuidado é mantê-los confinados num determinado local, de modo a submetê-los à esterilização, vacinação e revacinação, visto que a vacinação não dura mais do que um ano. Para que tudo corra conforme o deliberado, caberá à polícia a fiscalização desses locais para que simultaneamente sejam salvaguardados os direitos ao bem-estar de homens e animais. Parece que a velha sabedoria milenar está de volta!

CHAMEM O ESPECIALISTA!

 

Quando há um exercício mais intrincado para resolver ou uma tarefa acima do comum a vencer, há que chamar um especialista e o nosso é o CPA Bohr, um lobeiro de pêlo comprido extraordinariamente versátil, que graças à sua genética, sociabilização e treino é capaz de coisas inimagináveis e de missões impossíveis. No GIF acima vemo-lo a saltar sobre um enorme pneu revestido por pessoas, com uma delas a encará-lo, o que só dificulta as coisas. O duplo objectivo do exercício era que não se detivesse diante das pessoas e que não as magoasse. Se repararmos com atenção no salto, que é cirúrgico, vemos que o cão evita pisar a cabeça do indivíduo que se encontra dobrado sobre o pneu, apoiando os seus membros traseiros para além dela, o que não é nada fácil (há que dar os parabéns ao cão). No GIF seguinte vemo-lo a saltar um obstáculo humano, exercício que se repete sempre que temos uma visita feminina que pese mais de 45 kg e menos de 75, que normalmente se presta como vara. Neste GIF parece que o cão está a saltar no seu limite, o que não é verdade, porque está a seguir as indicações do seu condutor, que inexplicavelmente está a indicar o salto com a mão demasiado baixa quando a devia manter em cima, levantando-a tardiamente. Estaria porventura apostado em mandar o animal “abaixo” e à última hora mudou de ideias?

Apesar de mal comandado e mal orientado (o cão está a saltar sobre o lado direito do obstáculo humano e não no seu centro), o especialista não se nega e tende a consertar as menos valias do seu condutor, o que não deixa de ser simultaneamente espectacular e intrigante. Este CPA, de alto coeficiente de aprendizagem e notável desempenho atlético, é recessivo em negro e como tal próprio para cadelas negras quando se pretender cachorros dessa cor. Por outro lado, atendendo ao seu particular genético, é um excelente beneficiador para cadelas CPA de outras variedades cromáticas. Demos a conhecer o nosso especialista e revelámos alguns dos seus segredos – voltaremos a ouvir falar dele!

FLYING JAY

 

O CPA cinzento Jay está a despertar para a pista táctica e a torná-la sua, ultrapassando os  obstáculos com relativa facilidade. Na foto acima vemo-lo a vencer a “Fresta”, obstáculo tipo alvo elevado a 120cm, o que é um bom auspício para o trabalho que terá pela frente. Ainda que não o aparente, estamos perante um Rhein-Möselring e como tal, sabemos que é um vencedor, pelo que vale apostar no seu potencial e herança.

MOLDURA HUMANA PARA UM SUPER-CÃO

 

Na foto acima vemos o Weimaraner Lord, o nosso super-cão a vencer o relógio entre os braços da Joana e do Tomé, exercício que visa ultrapassar algumas dificuldades que ainda tem na sociabilização, que vai vencendo pouco a pouco pela paixão que tem pelos obstáculos e que vai transpondo um após outro com a maior naturalidade. Na foto seguinte, na fase anterior da execução, vemo-lo a ultrapassar a moldura feita pela Joana, certamente uma das pessoas que mais adora.

O Lord também está a evoluir na obediência e está a dar os primeiros passos na condução em liberdade, o que é para nós motivo de redobrada alegria, porque sempre confiámos nele e cedo reconhecemos o seu potencial. No GIF abaixo vemo-lo a executar um percurso em liberdade e com alegria.

Assim é o nosso super-cão, campeão na pista táctica e conquistador dos nossos corações.

O SHELBY VENCEU A VERTICAL CRUZADA

 

Há sempre um obstáculo que menos agrada aos cães, provavelmente um dos que mais precisam para o seu desenvolvimento físico, robustecimento de carácter e função. Assim acontecia com o Shelby, que fazia todos os obstáculos tipo alvo próprios para a sua idade, mas que apresentava uma grande resistência à vertical cruzada. Finalmente venceu o obstáculo e a foto acima testemunha esse momento. Vencido este desafio, o Shelby terá outros pela frente que irá vencer pela confiança adquirida nos anteriores que ultrapassou. Parabéns Shelby – és um campeão!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

NÃO STRESSE O SEU CÃO

 

Exige-se no contacto directo com os nossos cães que não lhes causemos stresse, pelo que somos obrigados ao controlo emocional para não fazermos cinco acções que eles detestam e que com o tempo farão que se afastem cada vez mais de nós. 1ª _ SOPRAR NOS SEUS NARIZES E ORELHAS: Os proprietários caninos acham por vezes engraçado fazer isto, por causa das expressões que os cães tomam. Contudo, os cães não acham graça nenhuma. 2ª _ ENCARÁ-LOS CONSTANTEMENTE: Para os cães, este é um gesto ameaçador que eles entendem como dominância e intimidação. Sempre será melhor não os olhar fixamente, para que não percam confiança, autonomia e ousadia. Em substituição, aconselhamos o uso da visão periférica. 

3ª _ ABRAÇÁ-LOS: Ao serem abraçados, os cães sentem restringida a sua liberdade de movimentos. Quando eles bocejam, lambem o focinho ou abatem as orelhas, isso é um sinal inequívoco de que estão debaixo de stresse.

4ª _ VIOLAÇÃO DE REGRAS: Os cães apreciam regras claras e não entendem a sua excepção. Quando sujeitos à interdição de uns e à permissão de outros entram em profunda confusão, sem saber o que fazer, o que geralmente condena-os à letargia, à desobediência ou à manha. 5ª _ A MESMA CAMINHADA DE SEMPRE: As caminhadas dos cães deverão ser variadas e acontecer em locais diversos, para que os cães não se aborreçam e estupidifiquem, particularmente quando não lhes é permitido parar e farejar. Para que as caminhadas se tornem mais interessantes para eles inclua nelas alguns exercícios de obediência, busca e destreza. Evite stressar o seu cão, pois ambos só terão a ganhar com isso.

QUER O SEU CÃO PRESO NUMA ARMADILHA OU NUM LAÇO PARA JAVALIS?

 

Um cão caiu numa armadilha para animais num caminho florestal perto de Presseck, município alemão no distrito de Kulmbach, na região administrativa de Oberfranken, no estado de Bayern, segundo anunciou a polícia local. A armadilha de metal feriu o animal e o dono quando este tentou libertá-lo. Como esta armadilha ilegal estava etiquetada, será fácil identificar o caçador a quem pertence. De acordo com informações recolhidas, a armadilha não cumpriu com os regulamentos e a sua montagem não foi comunicada ao gabinete distrital do sector. O suspeito terá agora que responder por violações da Lei de Caça e do Bem-estar Animal, assim como por lesões corporais negligentes. A polícia adiantou ainda que dono e cão já encontram completamente restabelecidos.

Engana-se redondamente quem pensar que isto só acontece na Baviera ou na Alemanha, porque a população de javalis também tem aumentado vertiginosamente na Península Ibérica, assim como os seus estragos e teme-se que venha a transmitir a peste suína africana, sobrando por aí laços e armadilhas para capturar estes porcos selvagens em áreas protegidas, florestais e agrícolas, cada vez mais perto das cidades. 

Por isso, exactamente como aconteceu nos arredores de Presseck, o seu cão corre os mesmos riscos e você também, ainda mais porque aqui ninguém avisa ninguém da presença de armadilhas ou laços – é chegar e montar. Pense bem antes de soltar o seu cão no campo ou na floresta, particularmente quando for desconhecido e sem o ter inspeccionado previamente. Estou certo que não quer ver o seu cão preso numa armadilha ou num laço para javalis - há coisas que não acontecem só aos outros!  

LADY GAGA, OS CÃES E O MEIO MILHÃO DE DÓLARES

 

O título acima dava um rico nome para um western spaghetti, ainda mais porque Lady Gaga é de inegável ascendência italiana (no sangue, no rosto meridional e no nome). Esta extravagante cantora pop é proprietária de 3 buldogues franceses (na foto seguinte) que confia a um handler de 30 anos, Ryan Fischer, para os passear. Anteontem, quarta-feira, dia 24, durante o passeio nocturno dos pequenos buldogues, junto a um bairro residencial em Los Angeles, o seu handler foi atacado, ferido e baleado. Os agressores sequestraram dois cães e só o negro conseguiu escapar-lhes. O handler manteve-se consciente durante o sequestro e foi levado a um hospital.

Lady Gaga, actualmente no set de um filme de Ridley Scott em Roma, disse que está “extremamente chateada” com o sucedido e que oferece uma recompensa de 500.000 dólares (410.000€) a quem lhe trouxer os seus adoráveis cãezinhos, de quem se diz muito próxima, como evidencia na sua conta do Instagram. Entretanto, a polícia de Los Angeles não perdeu tempo e chamou as testemunhas na noite de quinta-feira na tentativa de encontrar os suspeitos que se fizeram transportar num Nissan branco. As autoridades não sabem até ao momento qual foi o alvo do sequestro dos cães, se a cantora ou os animais, que são vendidos ali por alto preço. Se tudo isto não passasse de um “movie”, eu ainda acrescentaria outro móbil para o crime – publicidade – porque quando se deixa de falar de alguém, seja bem ou seja mal, essa pessoa passa ao esquecimento. É evidente que este não é o caso de Stefani Joanne Angelina Germanotta, que todos conhecem com Lady Gaga e que eu tampouco aprecio (ainda bem que não gostamos todos de amarelo!). Entretanto, deem lá os cãezinhos à moça que eles hão-de sentir a falta do handler!

UN NON-SENS À LA FRANÇAISE

 

Duas senhoras francesas de 40 e 41 anos, anteontem, quarta-feira, dia 24 do corrente mês, quando caminhavam em Issoire (Puy-de-Dôme) junto a um rio com os seus cães soltos, de repente viram-nos cair à água e na tentativa de resgatá-los, acabaram também por ir lá parar, permanecendo os quatro quinze minutos dentro do rio até que os bombeiros de mergulho de Clermont-Ferrand os resgataram, bombeiros que foram alertados por uma testemunha.

Afortunadamente os bombeiros chegaram a tempo e todos estão sãos e salvos. Logo após o resgate viu-se que os cães se encontravam bem, mas que as suas donas estavam a sofrer de hipotermia ligeira, pelo que foram transportadas para o hospital como medida de segurança. Como se já não bastassem os alemães, que se fartam de dar trabalho aos bombeiros no inverno com “proezas” destas, chegam agora estas francesas a repetir estupidamente a façanha, ainda mais num rio com alguma corrente e onde não tinham pé! Na hora em que os bombeiros chegaram, Deus deveria falar francês! O mau hábito de andar com os cães soltos junto de rios, lagoas e lagos, nesta altura do ano maioritariamente gelados, vai continuar e escusadamente ainda fará algumas vítimas, como sempre fez. 

Meus amigos, os cães são para andar presos à trela no exterior em abono da sua salvaguarda e dos demais. E se é para soltá-los, que seja em lugares previamente inspeccionados e onde não corram qualquer perigo, debaixo da condição de voltarem sempre e imediatamente quando chamados. Assim como cá não faltam, ainda sobram muitos tontos para além das nossas fronteiras!

VALEU A PENA TER-SE AGARRADO À VIDA

 

Em outubro do ano transacto, um homem de Lille viajou com a sua cadela entre Caen e a sua cidade. Quando estava em Homblières (Aisne) teve um ataque cardíaco. Depois de ligar para a ambulância para ser levado ao hospital, ele amarrou a cadela, mas ela conseguiu escapar quando mais tarde um adestrador de cães tentou agarrá-la. Depois de convalescer, o dono não conseguiu encontrá-la, apesar de ir regularmente a Homblières: "Passei dias inteiros a procurá-la sem sucesso", disse ele. Graças a um grupo de uma rede social, quatro meses depois, conseguiu reencontrar a sua cadela, uma cruzada de Malinois, no passado Domingo, dia 21 de fevereiro. O reencontro entre dono e cadela teve lugar em Ribemont (Aisne).

Como o dono da cadela postou uma mensagem nas redes sociais de um grupo dedicado a animais perdidos, logo uma senhora entrou em contacto com ele e partiram juntos para encontrar o animal desaparecido. Depois de várias horas de busca e 12 km volvidos, encontraram a cadela de boa saúde a vagar na pequena aldeia de Axon. “Queria agradecer a todos aqueles que trataram da minha cadela”, disse o feliz dono que se agarrou à vida e segue adiante, acompanhado como sempre pela sua fiel amiga – o sentido da vida é para a frente e nunca desistir!

PIADA PARA O FIM-DE-SEMANA: 1 ELEVADO A TRÊS

Desejoso de sair de casa, farto de estar confinado e das lições de matemática do pai, um jovem vira-se para a janela e vê vários cães a passear num jardim. Entretanto o pai pergunta-lhe o que é “1 elevado a 3”. O jovem responde-lhe sem hesitar: “Essa não é difícil: é um cão a fazer xixi numa árvore?”

RANKING SEMANAL DOS TEXTOS MAIS LIDOS

 

O Ranking semanal dos textos mais lidos obedeceu à seguinte preferência:

1º _ OS FALSOS PASTORES ALEMÃES, editado em 24/02/2015

2º _ HÍBRIDO DE CHOW-CHOW/PASTOR ALEMÃO: MÁQUINA OU DESASTRE?, editado em 11/05/2016

3º _ PASTOR ALEMÃO X MALINOIS: VANTAGENS E DESVANTAGENS, editado em 15/06/2011

4º _ SERÁ O BOERBOEL UMA BESTA APOCALÍPTICA, editado em 02/05/2015

5º _ PASTORES ALEMÃES LOBEIROS: O QUE OS TORNA ESPACIAIS, editado em 02/11/2015

6º _ DOBERMAN: O CÃO QUE É MENOS DO QUE SE SUPÕE E MAIS DO QUE SE IMAGINA, editado em 04/03/2016

7º _ A CURVA DE CRESCIMENTO DAS DIVERSAS LINHAS DO PASTOR ALEMÃO, editado em 29/08/2013

8º _ UM FAROL DE 4 PATAS, editado em 22/02/2021

9º _ MIÚDOS E CÃES EM ANIMADA COREOGRAFIA, editado em 22/02/2021

10º _ TEAMWORK, editado em 24/02/2021

TOP 10 SEMANAL DE LEITORES POR PAÍS

 

O TOP 10 semanal de leitores por país ficou assim ordenado:

1º Portugal, 2º Brasil, 3º Estados Unidos, 4º Alemanha, 5º Reino Unido, 6º França, 7º Irlanda, 8º Itália, 9º Suíça e 10º Angola.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

CHAMA-SE NÚTRIA E É CAPAZ DE MATAR CÃES

 

Na cidade alemã de Lippstadt, na Renânia do Norte-Vestfália, no passado sábado, um proprietário canino que caminhava com o seu Jack Russell solto ao longo de um afluente do rio Lippe, viu o seu cão ser atacado por rato castor que que acabou por matá-lo. O chefe da organização de caçadores em Lippstadt, Markus Jehn, confirmou o incidente a pedido na quinta-feira. "Eu conheço o caso. A Nutria agarrou o cachorro pelo pescoço, sacudiu-o e puxou-o para debaixo d'água. Demorou alguns segundos", disse Jehn. "Foi uma cadeia de circunstâncias infelizes.

“Vários meios de comunicação já tinham noticiado o incidente. Os Nutria não são predadores, mas quando adultos podem pesar de dez a doze quilos, cerca de 60 centímetros de comprimento e são bastante perigosos, explicou Jehn. Neste caso, o animal tinha crias e provavelmente sentiu-as ameaçadas. Os Nutria são originários da América do Sul, mas também são nativos deste país há muito tempo. Em Lippstadt temos agora uma grande população devido à proximidade com o Lippe”, disse Jehn.

Nas circunstâncias atrás descritas, este roedor é capaz de matar cães inferiores ao seu peso, de peso igual ou um pouco mais pesados (cães miniatura e pequenos). Trata-se de um roedor pertencente à família “Echimyidae”, cujo nome científico é “Myocastor Coypus”, vulgarmente conhecido por nútria, ratão-do-banhado, caxingui, ratão-d'água e coypu. Nativo da América do Sul, vive em banhados, lagoas e rios, sendo comum na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguay e Uruguai. A sua presença em território brasileiro estende-se de São Paulo até ao Rio Grande do Sul, sendo fácil vê-lo nos rios paulistas Pinheiros e Tietê. Alimenta-se de ervas, raízes, plantas aquáticas e herbáceas, tubérculos, folhas, grãos, carne e peixe. Os seus ninhos são construídos com junco e casca de árvores com 1m de comprimento. As suas ninhadas vão até 4 crias, vive em média 15 anos, pesa até 9 kg (na Europa cresce mais) e pode medir 1m da cabeça até à ponta do rabo.

Não tenho conhecimento se já proliferam por cá ratos castores destes, mas caso não hajam, não demorarão muito a aparecer, porque no aeroporto de Tires não se fiscalizam nem passageiros nem bagagens e são muito comuns os voos para a América do Sul de ida e volta, por vezes com estranhas cargas, como a descoberta pela Polícia Federal Brasileira, 500kg de cocaína com destino a Portugal. Com tamanha tolerância, qualquer Nútria pode tirar um bilhete à vontade e digladiar-se com as nossas saborosas bolotas e castanhas, trevos, malvas e serralhas. Dar-se-ão bem aqui, serão até capazes de crescer mais do que na Alemanha.

O ROBOCOP DOG ESTÁ DE VOLTA A NOVA IORQUE

 

Pela segunda vez, a primeira foi em outubro do ano transacto, quando usou outro robot da Boston Dynamics para encontrar um atirador barricado, o departamento da polícia de Nova Iorque está a testar um cão robot com mais de 31 kg que usa "câmeras e luzes montadas no dispositivo e que permitem à polícia visualizar os seus arredores em tempo real", diz a sargento Jessica McRorie. A polícia usou o robot para limpar uma cena de crime no Bronx na terça-feira, posicionando o cão durante uma investigação na seção Wakefield. O NYPD (departamento de polícia de Nova Iorque) não quis adiantar os detalhes da operação, mas confirmou que fazia parte de uma investigação activa. "O dispositivo foi hoje implantado no interior de um apartamento localizado dentro dos limites do 47º Distrito como parte de uma investigação em andamento", disse McRorie, "e foi determinado que não havia nenhum indivíduo dentro do local.

O NYPD está a testar um cão robótico equipado com câmeras, luzes e transmissores, que pode navegar usando inteligência artificial. A presença do robot - que é pintado de azul, preto e amarelo, e que tem a etiqueta "DIGIDOG" na lateral - chamou a atenção dos transeuntes na rua próxima ao local do crime. Várias pessoas valeram-se dos seus telefones com câmera para tirar fotos e vídeos do robot-K9-policial em acção. O cão robot, fabricado pela Boston Dynamics, pode subir escadas, pesquisar e examinar áreas potencialmente perigosas e carregar uma pequena carga, se necessário. Pode ser equipado com equipamento opcional para realizar outras tarefas, como abrir portas, recuperar objectos e fazer medições. "Isso permite que o NYPD tenha olhos, ouvidos e fale também com indivíduos em situações de risco de vida", disse o professor Keith Taylor do John Jay College.

Apesar das polícias americanas o negarem, não demorará muito tempo para que este cão robot seja armado e atire sobre eventuais criminosos. Convém relembrar que já fazemos a guerra com máquinas não tripuladas e com robots, que ela dentro em breve será feita exclusivamente com máquinas. E se assim for, é possível que no futuro, os cães robot usurpem o lugar dos verdadeiros e venham a ser conduzidos remotamente por um computador como já acontece com as sondas nas viagens espaciais, com os drones e outras máquinas, o que também não é mau para os cães de carne e osso, porque a sua vida deverá ser também poupada e respeitada.

WARUM?

 

Uma testemunha ligou para a polícia a denunciar que dois jovens na cidade alemã de Kenzingen, no Distrito de Emmendingen, região administrativa de Freiburg e Estado de Baden-Württemberg, teriam mandado um cão alheio para dentro de um rio. De acordo com informações recolhidas até ao momento, tudo se terá passado na noite de segunda-feira, quando os dois jovens, ao avistarem um cão rafeiro de 7 anos com o seu dono de 50, que se encontravam numa ponte sobre o rio Elz, depois de terem feito comentários extremamente depreciativos sobre o animal, decidiram arrancar a trela das mãos do dono e jogar o cão da ponte abaixo, pondo-se depois em fuga. Ao ter conhecimento do ocorrido, uma associação de protecção animal local oferece agora uma recompensa de 1.000€ por informações que levem à captura destes dois criminosos. O dono do cão sofreu ferimentos leves ao tentar resgatá-lo. Quase meia hora depois, o corpo de bombeiros conseguiu salvar o animal, que apresentava uma leve hipotermia. Pergunta-se o porquê de tamanha maldade e estupidez, porque nada justifica uma acção destas, mesmo que os jovens estivessem frustrados, dopados ou embriagados.

Esta é sem dúvida uma acção nitidamente cobarde que não seria levada a cabo se o cão fosse de uma raça perigosa ou próprio para se defender a si e ao seu dono. Se há alturas em que um cão de defesa pessoal faz muita falta, esta foi uma delas! E caso o cão fosse um valente, seriam outros a ver-se obrigados a saltar apressadamente para o rio. Curiosamente, considerando o tempo em que vivemos, é mais fácil arranjar e preparar um cão próprio para guarda do que um para defesa pessoal diante da sociabilização que lhe é exigida, já que para além de fera, quando necessário, terá que ser um menino bem comportado e de boas maneiras, porquanto se desloca na via pública e não pode carregar por engano ou inventar inimigos. Só os cães valentes, sólidos e rijos podem ser cães de defesa pessoal, porque só eles aguentam o controlo sem perderem a agressividade, e que ao pô-la serviço dos seus líderes, só a descarregam por ordem expressa e nas circunstâncias em que a integridade física dos seus donos possa estar em causa. Estes cães não deverão deslocar-se na rua curvados a olhar ininterruptamente para os donos ou para aquilo que transportam na mão esquerda, porque acabarão também por ser surpreendidos, tornar-se-ão ineficazes e poderão inclusive dificultar a defesa dos seus líderes.

MORREU LONGE DE CASA

 

Um lobo nascido em 2019 numa matilha de Herzlake na Baixa Saxónia (Alemanha) perto de Meppen, que foi abatido legalmente em setembro, na noite de 22 para 23 de setembro de 2020, perto da cidade francesa de Val d’Ajol, no departamento francês de Vosges, enquanto perseguia gado, atravessou 3 países ao longo de meses migrando para a Holanda, Bélgica, Fronteira Germano-luxemburguesa na Renânia-Palatinado (Alemanha) antes de chegar aos Vosges e a Haute-Saône (França). Durante a sua jornada, o animal ceifou muitas vidas, incluindo 50 ovelhas na Holanda.

Quem o disse foi o “Office Français de la Biodiversité” (OFB), organismo estatal encarregado de monitorar, preservar, gerir e recuperar a biodiversidade nos ambientes terrestre, aquático e marinho, ontem, quarta-feira, num comunicado à imprensa. A análise dos restos mortais deste lobo mostrou “"uma assinatura típica das populações de lobos da Europa Central e do Báltico e não da cepa franco-italiana presente historicamente no território francês desde o início dos anos 1990", explicou o OFB. Foi também a análise dos seus excrementos, realizada no dia 01 dia de Janeiro de 2020, que permitiu a sua identificação.

O número de lobos está a aumentar por toda a Europa auxiliado também pelos confinamentos pandémicos, mas os seus habitats são cada vez mais escassos, o que agrava os seus conflitos com os humanos e os seus assentamentos, não raramente invasores dos seus ancestrais territórios, hoje mais exíguos, menos arborizados, mais poluídos e parcos na sua fauna e flora originais, tudo isto agravado pelo aquecimento global. Perante este problema, caso não se enverede pelo abate cirúrgico do número lobos, que não é assim tão fácil atendendo ao seu viver social, será que ao terminarmos a castração dos cães teremos também que proceder à dos lobos? Já há quem o tenha feito, será essa a melhor solução?

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

USA: NA POLÍTICA NEM OS CÃES ESCAPAM

 

Nos Estados Unidos, na “guerra” entre republicanos e democratas parece valer tudo, porque até o velho Pastor Alemão de Joe Biden, que tem agora 12 anos, veio à baila, quando Greg Kelly (na foto abaixo), apresentador do ultraconservador canal americano Newsmax, Tenente-Coronel aposentado na reserva do Corpo de Fuzileiros e veterano da Guerra do Iraque, qualificou o animal de “dump dog”, rude, sujo e desgrenhado, a precisar de banho, escova, amor e carinho, muito diferente de como deveria ser um cachorro presidencial, enquanto uma foto do velho Champ aparecia no ecrã. Os comentários de Gregory Kelly, conforme se pode ver na foto acima, não são totalmente descabidos, porque o Champ apresenta-se cheio de pêlo velho e a cair, o que denuncia a ausência de uma limpeza diária eficaz, o que face ao proprietário do cão, é realmente uma vergonha e um péssimo exemplo.

Como não podia deixar de ser, nas redes sociais, alguns activistas americanos dos direitos os animais e amantes de cães ficaram ofendidos com os comentários de Kelly, enalteceram o velho Pastor Alemão e destrataram o apresentador abaixo de cão, chamando-lhe de tudo um pouco, inclusive idiota e cobarde. E como os políticos não se podem ar ao luxo de desaproveitar as circunstâncias favoráveis, a conta de Joe Biden no Twitter dedicada aos dois Pastores Alemães também reagiu. “O humano disse que eu sou um lindo menino”, diz Champ. É tudo o que importa.” Deste episódio pode concluir-se que o cão está a precisar de limpeza e que cada um dos opositores procura vantagens para si e para o seu partido junto da opinião pública e do eleitorado.

TEAMWORK

 

Nos dois GIFs que ilustram este texto vemos os três binómios presentes a trabalhar em paralelo e a uma só voz, unidos nos mesmos propósitos e a trabalhar em grupo. No GIF acima podemos observar os cães a trabalhar na frente dos donos e em sincronia. Depois pedimos ao segundo binómio que evoluísse em cruzamento frontal, conforme testemunha o GIF seguinte.

Com a continuidade destes trabalhos procura-se a representação da escola em vários eventos onde a sua presença for requisitada, assim como a nomeação de binómios para os mundos do espectáculo e da ficção. Há que dar os parabéns aos condutores do Soneca, da Luna e do Bohr por terem feito deles cães excepcionais.

DESTA VEZ FOI UMA MULHER

 

Todos os invernos, conforme infelizmente temos noticiado, há pessoas na Alemanha que se lançam aos rios para resgatar os seus cães e nem todas retornam vivas. Ontem à tarde, na cidade bávara de Landshut, banhada pelo rio Isar e capital da região de Niederbayern, uma senhora lançou-se ao rio atrás citado, um afluente do Danúbio, para salvar o seu cão que não conseguia voltar para terra sozinho. Ao tomar essa decisão, também a sua dona acabou com a mesma dificuldade.

Felizmente os gritos de socorro da senhora foram ouvidos por alguns transeuntes e dona e cão acabaram puxados para terra com auxílio de uma trela. Segundo a polícia, ambos estão bem após o incidente. Há que evitar disparates destes, em tudo iguais àqueles que levam alguém, que não sabe nadar, a socorrer outro em vias de se afogar. Ademais, a aflição não é a melhor das conselheiras. 

Quantos donos já morreram a tentar salvar os seus cães, tanto em terra como no mar? Provavelmente os menos impensados, confiados e incautos, os mesmos que desprezaram a salvaguarda dos seus cães e que nunca tiveram tempo para ensiná-los a nadar. Sim, é verdade, nem todos os cães sabem nadar convenientemente, acabando muitos por morrer afogados. Não será grave insanidade trazer um cão solto e de obediência precária para as margens de um rio gelado?

Da mesma forma que podemos condenar os alemães por não saberem improvisar, também podemos acusar os portugueses de não fazerem outra coisa. Os primeiros procuram as regras antes do improviso e os últimos improvisam por ausência de regras (há excepções). Todavia, no que ao adestramento concerne, não podemos nem devemos destronar a sobrevivência canina pelo uso dos cães ou pelo gozo que nos dão, porque se eles não se poderem valer a si mesmos, como poderão socorrer-nos? Anda gente demais a brincar aos cães!

INESPERADAMENTE, VINTE ANOS DEPOIS...

 

Durante 20 anos pensou-se que o fragmento de osso PP-00128 da colecção de ciências da terra do Museu da Universidade do Alasca pertencia a um urso muito antigo. Este fragmento de fémur, tão pequeno que podemos segurá-lo entre dois dedos, foi escavado num local ao longo da costa sudeste do Alasca, onde os arqueólogos descobriram em simultâneo restes de peixes, pássaros, mamíferos e de humanos que remontam a milhares de anos. Testes genéticos recentes da amostra, surpreendentemente, provaram algo que os cientistas não esperavam: o fragmento PP-00128 pertenceu afinal a um fiel companheiro canino que trotou lado a lado como os humanos no novo mundo gelado das Américas há cerca de 10.000 anos atrás.


Esta análise do cão mais antigo descoberto nas Américas, publicada hoje na revista Proceedings of the Royal Society B, fornece pistas sobre as migrações dos primeiros americanos, quando entraram nas Américas com os seus cães pela primeira vez, que caminhos tomaram para chegar ali e revela quão longínquo e profundo é o vínculo entre homens e cães domesticados. A zooarqueóloga da Universidade inglesa de Exeter, Carly Ameen, disse acerca desta inesperada descoberta: “Mesmo que você não consiga imaginar nada sobre a vida das pessoas há 10.000 anos atrás, ainda consegue entender a relação entre elas e os seus cães.”