quinta-feira, 9 de abril de 2015

OS OUTROS AVIAM-SE, AMANHAM-SE E NÓS COMPRAMOS!

Contestação e falta de iniciativa sempre andaram de mãos dadas em Portugal, constituindo-se nos pilares-base para a desunião nacional, o que invariavelmente nos colocou na dependência doutros e nos tem votado ao servilismo pela necessidade de consumo, debaixo da sempiterna desculpa da falta de recursos naturais, como se o homem não fosse um agente transformador da natureza e a riqueza do nosso clima não concorresse a nosso favor. Depois dos gregos terem trazido a alfarrobeira da Ásia Menor, os árabes encarregaram-se de a transplantar para o Norte de África e dali para a Península Ibérica, o que veio a transformar Portugal no 3º produtor mundial de alfarroba, aqui também conhecida como “ouro negro do Algarve”, região onde são produzidas anualmente 50.000 toneladas. Exportamos alfarroba para vários continentes graças ao seu valor nutricional e variados usos industriais, que vão desde a confeitaria até à farmacologia, podendo ainda constituir-se, quando devidamente aproveitada, em biocombustível. A semente é processada em Portugal e os produtos obtidos são exportados para o Japão, Holanda, Dinamarca e EUA, remetendo-se o consumo interno maioritariamente à produção de ração para animais, subaproveitando muitos dos seus usos e acabando por comprar os seus derivados a outros, tanto por ausência de iniciativa como por atraso industrial, condições que não podem ser dissociadas e que mais desequilibram a nossa balança de pagamentos.
Há muito que a alfarroba é usada no fabrico de rações e biscoitos para cães, produtos que na sua esmagadora maioria importamos, porque os nacionais, quando comparados com eles, são de menor qualidade, quiçá também por menor investigação, ausência de meios, excessiva concorrência ou por não passarem da fase embrionária. Lá para os lados de Manchester/UK, onde a revolução industrial aconteceu a tempo e horas, uma loja para animais tem feito furor com “ovos da Páscoa” para cães, substituindo o cacau pela farinha de alfarroba na sua confecção, porque esta ao contrário do chocolate, que pode ser fatal para eles, não tem cafeína nem teobromina e apesar de ser rica em açúcares, tem um baixo valor calórico, não tem glúten, protegendo com as suas fibras naturais a flora intestinal, combatendo as úlceras, os radicais livres e as doenças crónico-degenerativas, tendo em simultâneo um potencial antioxidante muito elevado. E como se isto não bastasse, a acção das suas fibras, quando comparadas com as outras comummente usadas na alimentação canina, reduz para metade o colesterol no sangue. Graças à farinha de alfarroba, assim transformada no “chocolate” amigo dos cães, a Pet Shop de Chorlton esgota os “ovos” e não tem mãos a medir no Natal e na Páscoa, ocasiões especiais que levam os donos à distribuição de “miminhos” aos seus cães.
E se é reconhecida a superioridade da nossa gastronomia, confeitaria, pastelaria e panificação em relação à inglesa (há quem diga que isso ficou a dever-se também à aceitação das disposições do Concílio de Trento e de termos desprezado a Reforma e o pietismo dela divergente), pergunta-se: se temos a matéria-prima, produzimos a farinha e temos gente habilitada para o fazer, porque não fazemos nós os “ovos” e não os vendemos aos outros? Será por falta de lembrança ou por ignorância? Estamos convencidos que se alguém arriscasse fazê-lo, seria bem-sucedido e veria esgotado o produto como em Inglaterra, há imitação do que aqui sucede com o bolo-rei, até porque os portugueses são tradicionalmente mais passionais e mãos largas que os súbditos de Sua majestade e diante disto, bem que se poderia criar um novo ditado popular: “dá Deus alfarroba a quem não a sabe aproveitar!” 

Sem comentários:

Enviar um comentário