quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

ÉTICA ESCOLAR NA ACENDURA BRAVA

Ao longo dos anos temos mantido sete princípios éticos nas nossas fileiras, que associados à opção pelo reforço positivo e ao uso dos princípios fundamentais da pedagogia geral de ensino, têm vocacionado o nosso empenho para o sucesso, são eles: a humildade para aprender, a devoção ao trabalho, o ânimo constante, o apego aos procedimentos, a inteligência para ver os erros e operar a sua correcção, a empatia com os animais e a tolerância para com os seus erros, que uma vez tornados regras, garantem a transmissão e o desenvolvimento cognitivo, o alcance dos benefícios do trabalho, o domínio da técnica, a alegria transmitida pela carga anímica, o equilíbrio entre a emoção e a razão, o encontro pronto das soluções, a compreensão do modus operandi canino, das suas necessidades e consequentemente do seu auxílio. Apesar de obrigatória, a transmissão e apropriação destes princípios não é tarefa fácil, e não o é por três razões: porque toda a gente se julga entendida em cães, porque a opção canina resulta maioritariamente de um apelo emocional e porque sempre subsistem condutores necessitados de alento ou de travamento.
E se somarmos a isto o conceito errado de que o treino canino é só para os cães, as dificuldades de adaptação dos donos, a formação de que foram alvo, os transtornos que patenteiam, a resistência à autoridade, a ausência de liderança, o desprezo pelo pragmatismo, o comodismo e a disparidade do seu background cultural, não querendo deixar ninguém para trás, compreendemos quão difícil é adestrar e conduzir homens, sem lhes quebrar a motivação para alcançarem o que desejam, algo bem para além da qualidade dos cães que conduzem e que normalmente induz ao seu subaproveitamento. Diante deste panorama, só nos resta equipar os homens para que sejam seguidos pelos cães, o que seria praticamente impossível sem a contribuição de princípios éticos próprios. Treinar cães exige mudança e a maior fatia dela recai sobre os seus donos ou condutores.

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