sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

É MAIS DO QUE OBRIGATÓRIO ENSINAR UM HUSKY!

 

No município austríaco de Schwanenstadt, distrito de Vöcklabruck, no estado de Oberösterreich (Alta Áustria), no passado domingo, uma Husky de nome Soyala, com 4 anos de idade, escapou-se de sua casa por uma porta deixada aberta por uma entregadora de jornais que se esqueceu de fechá-la. As tentativas do seu dono em encontrá-la deram em nada. Pouco tempo depois foram ouvidos 3 tiros e a cadela lupina não voltou a ser vista. Veio a saber-se que foi baleada por um caçador numa área de assentamento em Schwanenstadt, procurando agora o dono, Wolfgang W., pela sua carcaça, face às inexactidões proferidas pelo caçador envolvido.

Incidentes destes e Huskies costumam andar de mãos dadas e teimam em largar-se, pelo que é mais do que obrigatório ensiná-los, convindo fazê-lo o mais cedo possível, porque estes lupinos não são próprios para a interacção com os humanos, sendo ao invés portadores de uma forte carga instintiva que os impele para fugir em qualquer idade e por razões ainda não totalmente conhecidas. Como são por norma animais dóceis e apelativos, os seus donos tendem a não ensiná-los, o que é um grave erro que mais tarde poderá resultar num grande disparate.

Cães assim, por prevenção, nunca deverão ser soltos em espaços abertos, mesmo depois de ensinados, devendo circular ordinariamente à trela e com uma coleira portadora de um localizador de GPS, devendo os seus alojamentos ser à prova de fugas. Estes lupinos bem cedo dão mostras de querer fugir, forte tentação que surge imediatamente após o alcance da maturidade sexual. Um Husky em fuga é capaz de percorrer mais de 50 km num só dia, é muito resiste e também capaz de caçar e matar para sobreviver. Entre nós, os Huskies em fuga procuram outros animais domésticos, acabando muitos deles abatidos ao serem confundidos com lobos e raposas perto de capoeiras. Também há casos de morte por electrocução e atropelamento. Como são animais dóceis, um pequeno número deles, acabará felizmente por ser adoptado por novos donos. Depois de se ter posto em fuga, dificilmente um Husky voltará para casa pelo seu próprio pé! 

Sem comentários:

Enviar um comentário