quarta-feira, 23 de setembro de 2015

UNS PERSISTEM E OUTROS PEDEM AJUDA

Pelo que nos é adiantado pelo “Phys.Org”, portal de notícias e site dedicado à ciência, investigação e tecnologia especializadas na Física, Ciência Espacial, Ciências da Terra, Saúde, Medicina, Biologia, Química, Electrónica, Nano tecnologia e Tecnologia em geral, na sua edição do dia 16 do corrente mês, os lobos apresentam uma capacidade de resolução superior à encontrada nos cães domésticos, valendo-se para isso dos experimentos da Dr.ª Monique Udell, Professa Assistente da Universidade Estatal do Oregon/USA, especialista em Ciência Animal e Rangeland (na relação entre os animais e os ecossistemas), que sujeitou 10 cães de companhia, 10 de um abrigo animal e também 10 lobos ao mesmo tipo de problema de fácil resolução para todos eles. Foi colocada uma salsicha dentro duma caixa de plástico com uma tampa. Para alcançarem o petisco, os animais teriam que puxar uma corda inserida na tampa para abrirem a caixa. Estranhamente nenhum dos cães de companhia conseguiu abrir a caixa, apenas um cão resgatado o conseguiu e… 8 dos 10 lobos acabaram por abri-la! Depois usou-se uma pessoa para incentivar os animais na tarefa, o mesmo número de lobos foi bem-sucedido, 4 dos cães de abrigo também e nenhum dos animais de estimação conseguiu abrir a caixa. Todos os cães passaram a maior parte do tempo a olhar para a pessoa procurando ajuda, contrariamente à persistência visível nos lobos, que por si mesmos resolveram o problema. Esta experiência demonstrou que os cães domésticos apresentam maior inibição de comportamento na resolução de problemas quando comparados com aos lobos. Porque será?
Devido à sua extraordinária adaptação e à pobreza de instintos, que se reflecte numa maior propensão para serem orientados pelos humanos nas tarefas, os cães acostumaram-se a pedir ajuda aos seus donos ou tratadores diante de trabalhos para eles insolúveis, perdendo com a isso a persistência que os levaria a vencê-los, o que por um lado é um avanço sociocognitivo mas que não esconde a sua invulgar dependência relativa às pessoas, o que lhes irá dificultar a sobrevivência quando isolados. Esta dependência aumenta-nos a responsabilidade e o treino canino irá exigir-nos maiores cuidados, visando a salvaguarda dos cães que normalmente é preterida pelo seu uso, o que sendo assim pouco difere de uma comum actividade circense. O aproveitamento e transformação das suas respostas naturais, obra da convivência e fruto do adestramento, deverá ser acompanhado pelo desenvolvimento da sua autonomia e pelo enriquecimento das suas experiências para que atinjam maior capacidade de resolução e consigam desenvencilhar-se dos problemas que terão pela frente sem o socorro dos humanos. Trata-se aqui de contrabalançar as respostas advindas do condicionamento com as que lhe são naturais, devolução mais que obrigatória.
Não faz qualquer sentido procurar consecutivamente cães com maior impulso ao conhecimento e depois privá-los de maior capacidade de resolução, procurando apenas a nossa satisfação pelo seu desempenho em trabalhos previamente definidos e de natureza complementar. O adestramento é no panorama actual um conjunto de truques, quando deveria ser uma oficina de jogos, onde os cães desenvolveriam as suas habilidades e capacidades inatas a par com as respostas artificias exigidas pelas diferentes disciplinas cinotécnicas. Estamos a falar de pistas tácticas, de obstáculos compostos, multiusos e de projecção negativa, de desempenhos em diversos ecossistemas, de diferentes horários escolares, de percursos de evasão e de acções tão elementares como nadar, saltar, escavar, romper, rastejar, escalar, transportar, roer, esconder-se, emboscar-se, caçar, etc., que uma vez assimiladas pelos cães mais enriqueceriam o seu desempenho interdisciplinar. Para além da autonomia condicionada que o adestramento procura, há que desenvolver neles a persistência e a curiosidade que lhes aumentam a confiança pela certeza do sucesso. Qualquer cão é capaz de abrir uma porta, accionar um interruptor ou de ligar uma máquina, ainda que tenha que reaprender a usar o seu corpo para isso.
Todo o condicionamento a haver com um cão não deverá resultar na inibição dos seus atributos naturais, erro pedagógico que a breve trecho aumentará desnecessariamente a sua dependência e o impedirá de usar o corpo para se bastar a si próprio, ele não deverá ser um robot mas um companheiro a ser usado segundo as suas características e mais-valias. Se o antropomorfismo é uma veleidade que nos impede de ver os cães tal qual são, o exagerado especicismo irá comprometer a sua sobrevivência. Assim como nenhuma disciplina canina pode alicerçar-se exclusivamente em exercícios anaeróbios, o uso dos cães deverá considerar o seu particular morfológico, o uso dos seus atributos físicos e as suas respostas naturais para a sua autonomia, pormenor indispensável àqueles que possam horas infindas entregues a si mesmos. Ainda que o treino vise o controlo dos instintos e a potenciação dos impulsos, ele não deverá inibir os instintos necessários à salvaguarda dos cães. Apesar das respostas naturais caninas serem mais duradouras que as artificiais, que geralmente necessitam de reavivamento, reciclagem e aprimoramento, as primeiras poderão ser eliminadas fácil e fatalmente pelo desuso.

Sem comentários:

Enviar um comentário