segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CHURRO E ROTA DAS LAVADEIRAS

Este fim-de-semana continuámos os trabalhos desenvolvidos nos dias anteriores, desenvolvidos no exterior e pela variação de ecossistemas. Sábado foi um dia de trabalho intenso. Começámos pelo trabalho do churro e introduzimos o comando de “busca”, ensinando posteriormente os cachorros à sua entrega. Da parte da tarde fizemos a antiga rota das lavadeiras, numa extensão de 12.600 metros, ora debaixo de chuva; ora fustigados pelo vento. O itinerário foi: Santa Eulália, Rio Mau, Vale de Uge, Avessada, Carrasqueira, Casal Moinho, Abrunheira e Carapinheira. O objectivo do passeio foi a fixação do “junto” e o pequeno Rodrigo junto com e seu Tarkan ainda fizeram 10.000 metros. Em cada 2 km era feito um controle e tudo correu bem, sem acidentes e para agrado dos binómios. Algumas partes do percurso são razoavelmente acidentadas, oferecendo declives prolongados com 30% de inclinação e subidas a 45º. A motorista escalada foi a Lila e coube à Joana o lugar de fila-guia. A velocidade horária do pelotão foi de 7 km e o passeio acabou à luz dos candeeiros. Obrigámos a Joana ao uso de colete reflector e convidámos o Rodrigo pró descanso aos 8.000 metros, convite que declinou mercê do entusiasmo.

Domingo foi aproveitado para as manobras de sociabilização nos seus dois turnos, com os cães em liberdade e constituídos numa matilha heterogénea. Tanto o Mike como o Zorro regressaram mais cedo a casa, os seus donos anteciparam a sua chegada e os cães agradaram-se disso. A Joana, o Rodrigo e o Vítor Hugo voltaram a trabalhar, o passeio deu-lhes força e não acusaram o cansaço. A Xita voltou à Escola e está a recuperar do parto satisfatoriamente, mostrando uma inigualável vontade de trabalhar. Foi conduzida pelo João Moura. A Babel vai dando os primeiros passos, já anda à trela e adora pregar partidas à Isis, correu atrás dos cães adultos e mostrou uma têmpera invejável. O temporal não nos afectou e fomos indiferentes à chuva.

A frequência escolar foi baixa, muita gente saiu e deixou os cães para depois. O Vítor Hugo anda a fazer a manutenção com o cão do pai e a Pescadinha a gozar os ares de Lamego. A ninhada da Luna já foi toda vendida e da Xita só resta uma cadela negra. Nada sabemos da Carla Abreu e só agora a Carla Ferreira conseguiu reparar os estragos provocados pelo tufão que se abateu sobre a região Oeste. O canil da Teka I está a ficar um assombro e a cachorra do Paulo Serra Pedro um assombro. Só temos disponíveis os cachorros da outra banda, que se estão a desenvolver a olhos vistos e de acordo com as previsões. Durante a semana estivemos na zona de Belém e aproveitámos a ocasião para a sociabilização.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Ana/Babel, Isis e Loki, António da Cunha/Zorro, Bruno/Pepe, Eduardo/Micks e Vega, Francisco/Luna, Gonçalo/Gaspar, Joana Flikke, João Moura/Xita, Rodrigo/Tarkan e Vítor Hugo/ Yoshi e SRD.

Sem comentários:

Enviar um comentário