terça-feira, 22 de novembro de 2022

JAPÃO RIMA COM INOVAÇÃO

 

East Japan Railway planeia implementar viagens de comboio que aceitem cães. A East Japan Railway Co. (JR East) lançou um programa experimental para os comboios Shinkansen (comboios-bala) no passado mês de maio, permitindo que os cães dos passageiros se sentassem nos assentos regulares. A campanha foi tão bem recebida que a empresa já está a trabalhar num pacote especial para viajantes com cães. Há muitos donos que viajam para todo o lado com os seus cães, o que acaba por condenar os animais ao stresse.

No Japão, se você pretende levar o seu cão consigo no comboio, jamais o poderá soltar, deixá-lo correr livremente ou pegar-lhe ao colo, porque ali os animais de estimação devem ser acomodados em caixas especiais de transporte, bolsas ou gaiolas que devem atender a determinados requisitos, sendo normalmente transportados em gaiolas portáteis que possuem o comprimento, a largura e a altura até 120cm. Animal e a gaiola não deverão exceder os 10 kg de peso. A somar a isto, os passageiros são obrigados a pagar uma taxa adicional para levar as gaiolas com eles.

A JR East gostaria de mudar algumas destas condições no futuro e está actualmente a trabalhar num conceito que visa principalmente tornar as gaiolas supérfluas. Em maio, a JR East organizou um primeiro test drive, no qual participaram 35 passageiros e 20 cães. Os animais foram autorizados a acomodar-se nos assentos regulares. Os assentos das composições já haviam sido cobertos com lençóis antibacterianos especiais. Os cães podiam espreitar pela janelas, dormir nos assentos ou sentar-se directamente no colo dos seus donos. Os animais tiveram muito maior liberdade de movimento e os passageiros também usufruíram do ambiente descontraído.

Após o projecto-piloto, não foram detectadas diferenças significativas na quantidade de pêlos dos animais ou de outros poluentes atmosféricos entre a carruagem "pet-friendly" e a normal. Maus cheiros de animais também não foram relatados. Todavia, o conceito permanece controverso até mesmo dentro da própria empresa ferroviária. Enquanto alguns passageiros estão preocupados com as suas alergias ao pêlo dos animais, novos conceitos de limpeza para as carruagens e um novo ajuste de horários estão ainda a ser discutidos na JR East. Está a ser considerada a possibilidade de separar os passageiros com animais de estimação dos outros passageiros dentro dos comboios e de disponibilizar apenas um número limitado de viagens especiais para animais de estimação a cada ano. Assim, ainda não está totalmente claro como irão ser as futuras “viagens amigáveis para os animais de estimação", que breve virão a ser implementadas e revelados os seus detalhes.  

Sem comentários:

Enviar um comentário