segunda-feira, 10 de outubro de 2022

UM SÁBADO IGUAL AOS OUTROS: A TRABALHAR

 

Os nossos trabalhos de Sábado iniciaram-se com uma caminhada matinal de 3 Km que antecedeu alguns exercícios de obediência linear, excepcionalmente sobre relva. A opção pela obediência linear obedeceu ao cuidado que dispensamos à figura do “junto”, enquanto pedra basilar da obediência e ponto de partida das acções defensivas, ofensivas e de socorro. Na foto acima podemos ver o grupo escolar em “frente por um” tendo como Fila-guia o binómio Paulo/Bohr. Como se pode ver, os dois últimos binómios (Yasmine/Ouki e Clarinda/Keila) progridem com os cães atrasados, o que não é nada conveniente em termos de prontidão animal. Na foto seguinte vemos dois binómios com Pastores Alemães (Bohr e Luna). Apesar do alinhamento do “junto” ser aceitável, o primeiro condutor circula com a cabeça tombada demais sobre o cão e o segundo está a ser rebocado pela cadela (ambos foram alertados para os seus erros de condução).

Na foto seguinte é possível constatar-se o atraso do Akita Ouki em relação à sua condutora, uma vez que a sua pata dianteira que vai avante está significativamente atrasada em relação ao pé de projecção da sua dona, ausência de alinhamento que ao ser consentida atentará directamente contra a prontidão canina e induzirá os animais ao passo de andadura, andamento que sendo impróprio convida ao relaxe e ao menor desenvolvimento físico.

Para desanuviar o stress e a tensão dos cães, optou-se por convidá-los para a execução de um slalom urbano, obstáculo que é da sua preferência e agrado. Na foto abaixo podemos ver o desempenho célere do binómio Paulo/Bohr.

Também o cachorro CPA Marquês adora este obstáculo conforme podemos ver na foto seguinte, onde possível também ver o empenho de dono e cão no desempenho correcto do obstáculo, com o animal a denunciar a alegria e o ânimo que o seu condutor lhe estava a dispensar.

Ainda houve tempo para treinar a evolução em passagens estreitas, cabendo ao CPA Bohr circular na mais estreita (com 10 cm de largo) e ao Marquês na mais larga (com o dobro da largura) exercício que venceram em simultâneo e debaixo de boa ordem.

Durante o percurso citadino optámos por nos deslocar “em frente por 2” visando o estreitamento dos vínculos afectivos da matilha escolar e a sua defesa, porque sempre surgem novidades durante os trajectos e nunca faltam pequenos cães embirrentos.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Clarinda/Keila; João Moura/Marquês; Paulo/Bohr; Pedro/Luna e Yasmine/Ouki. A reportagem fotográfica coube aos mesmos e a Fernanda não compareceu por ter ido “alentejar” com o Óscar para uma suinicultura (haja bolota!). O dia não atrapalhou o andamento normal dos trabalhos e todos regressaram sãos e salvos a casa (não se esperava outra coisa).

Sem comentários:

Enviar um comentário