segunda-feira, 10 de outubro de 2022

NÃO ME PARECE SER UM PODENGA PRETA

 

Por volta das 23h00 do último sábado, anteontem, dia 08 de outubro, recebi de uma leitora deste blogue o seguinte email: “Bom dia. Deparei-me com a vosso blogue por acaso e ao ler sobre tudo o que falam sobre o Podengo preto fiquei com a dúvida se a cadela que tenho será uma Podengo. Acolhi á uns anos atrás uma cadela que tinha sido abandonada com apenas dois meses, a veterinária não sabia identificar a raça e ficou como sendo raça desconhecida. Depois de ver o vosso artigo fiquei com a dúvida se a minha cadela poderá ser uma Podengo preta! Poderiam esclarecer-me? A cadela é a maior na foto.”

Passo de imediato à resposta: Cara leitora, a foto que me enviou da cadela em questão não me permite determinar com exactidão se se trata de uma podenga ou não, já que a maioria dos seus pormenores morfológicos se encontra escondida. A cadela tanto pode pertencer a uma raça com pedigree como não ter qualquer raça em particular, muito embora eu me incline mais para o último caso. À primeira vista parece-me mais próxima do Teckel do que do Podengo Português, podendo ser mestiça de um deles ou descendente doutro cão qualquer de pêlo cerdoso. Diante destas incertezas, aconselho-a a consultar o Clube Português de Canicultura e sujeitar a sua cadela a julgamento, porque ali existem juízes credenciados e com autoridade para esse efeito, que poderão determinar com exactidão se a sua cadela é um Podengo ou não. Obrigado pelo contacto e continuamos ao seu dispor.

Sem comentários:

Enviar um comentário