sexta-feira, 28 de outubro de 2022

UM CÃO COM O MUNDO A SEUS PÉS

 

Ao longo da minha vida com os cães ao lado, sempre tive e treinei alguns excepcionais (ainda há poucos dias morreu um), jamais esquecerei os seus nomes e o muito que me deram, sinto-me em dívida para com eles e vivem em mim, povoando os meus sonhos num misto de exaltação e saudade. Como dono e adestrador sempre preferi os cães alemães, por serem de fácil interacção, mais atentos e curiosos, fiéis, seguros, previsíveis, versáteis e resilientes – uns amigos para a vida – mesmo o Boxer, o menos mecânico e o mais afectivo de todos, que cheira a Natal e exala alegria. Entre todos destaco o Cão de Pastor Alemão, para mim o “Delfim” das raças caninas germânicas, por ser de fácil condicionamento e de difícil descodificação, incorruptível e de uma lealdade a toda a prova – há trabalhos que só se conseguem fazer com um Pastor Alemão!

Infelizmente estes superdotados caninos acontecem com menos frequência em algumas raças e raramente noutras, dependendo a sua extraordinária aptidão dos critérios que presidiram à sua selecção. Mas não é sobre Pastores Alemães que quero falar com os meus amigos e leitores, mas de um Podengo Português branco que nos coube em sorte, um companheiro que ao contrário do que é comum ver-se na sua raça, interage de forma soberba, aprende tudo automaticamente, tem um desempenho superior nas várias disciplinas cinotécnicas, velocidade e resistência para dar e vender, é competitivo e irradia alegria, parecendo ter chegado para o mundo se render a seus pés! Cães destes, porque são superdotados, carecem de donos com alguma experiência, dedicados e com vontade de aprender para melhor os acompanhar, porque doutro modo serão ultrapassados e desfeiteados, acabando a vontade dos animais por prevalecer! Para melhor se entender da qualidade do Óscar, basta dizer que ele aprende três vezes mais rápido do que a média dos Pastores Alemães, vencendo figuras e obstáculos quase automaticamente. Com apenas 1 mês de treino, este “Podengo-maravilha”, que adora vir para a escola, já começa a dar os seus primeiros passos solto. A sua dona corre contra o tempo, o cão já parte adiantado e não ficará eternamente à espera dela – força Fernandinha!

Sem comentários:

Enviar um comentário