quinta-feira, 9 de junho de 2022

O MESSI FOI REFORMADO!

 

Os adeptos do futebol podem descansar que não estamos a falar do famoso jogador argentino várias vezes considerado o melhor do mundo e actualmente a jogar no clube gaulês do Paris Saint-Germain, mas de um homónimo seu de 4 patas, um Malinois com 6 anos de idade pertencente ao pelotão de intervenção da Gendarmerie de La Flèche (Sarthe), que na passada terça-feira, dia 07 de Junho foi condecorado com a medalha de bronze da Defesa Nacional pelo “carácter excepcional dos serviços prestados durante a sua carreira na Gendarmerie Nacional”, conforme foi comunicado à imprensa pela Gendarmerie de La Flèche. A cerimónia da entrega das medalhas teve lugar no quartel do grupo da Gendarmerie de Sarthe, em Le Mans. De medalha ao peito, este Messi canino poderá aposentar-se este verão depois do dever cumprido.

Treinado na especialidade de pista na Centro Nacional de Treino de Cães da Gendarmerie de Gramat (Lot) em 2017, veio depois a ser transferido para o sul de Sarthe, na companhia do seu handler, o Sargento-Chefe Clément, com o qual participou em 260 trabalhos de rastreamento e em 70 operações judiciais, evidenciando o seu formidável talento pela região do Pays de La Loire. No ano passado esteve também envolvido num sistema de detecção criado após o ataque com uma faca perpetrado contra um polícia municipal em La Chapelle-sur-Erdre (Loire-Atlantique). Num contexto mais institucional, o Messi (na foto seguinte) fez ainda parte da segurança de várias visitas ministeriais e presidenciais ocorridas em toda a região do Pays de la Loire.

Com tão brilhante folha de serviços, espera-se agora que este Malinois goze de uma digna e descansada aposentadoria e que venha a ser rendido por um Malinois de idêntico ou superior valor, porque a segurança dos cidadãos é primordial e a nossa liberdade não deverá ser beliscada. Pagar tanto trabalho com uma simples medalha cheira a ingratidão, mas pior seria não exaltar o meritório trabalho de cães assim, incansáveis heróis quotidianos que zelam pela nossa segurança, velam o nosso sono e que nos permitem continuar a sonhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário