domingo, 12 de junho de 2022

FILHOS DO SOL E CAVALEIROS ANDANTES

 

Na manhã ensoleirada de ontem, debaixo da inclemência do astro-rei, o grupo escolar fez-se à estrada e rumou a lugares onde a sombra foi rainha, nomeadamente a um pinhal manso hoje transformado também em parque de merendas, onde solucionou diferentes obstáculos e exercitou a condução em liberdade. No GIF acima vemos CA Oliver, inesperadamente, a esgueirar-se entre as raízes de um frondoso e altaneiro pinheiro. No GIF seguinte, agora noutro local menos aprazível e próximo do encerramento dos trabalhos, vemos os binómios Carlos/Oliver e Miguel/Kira a exercitarem os comandos direccionais de “à frente” e “atrás”.

No pinhal, como trabalho geral e aquecimento, procedemos à transposição de vários saltos naturais pouco exigentes para não superaquecermos os animais, atendendo à temperatura que se fazia sentir (superior aos 30 graus celsius) que também nos obrigou a curtas sessões de treino e ao refrescar constante dos cães. Doravante, caso estas temperaturas se mantenham, o uso do “lenço estabilizador da temperatura” é obrigatório para todos os cães em classe. Na foto seguinte vemos o binómio Miguel/Kira num salto de vala.

A CPA Kira foi também convidada para ultrapassar em liberdade uma cancela com 100 cm de altura, exercício que solucionou à primeira e sem qualquer entrave. A Kira, que vai fazer 4 anos de idade para a semana, tem somente 1 mês de treino e nunca tinha sido objecto de qualquer tipo de condicionamento. Porém, a sua evolução tem sido a todos os títulos louvável, demonstrando raras qualidades e excepcionais aptidões.

Como disse atrás, perante a vaga de calor que se fazia sentir e que nos obrigou a abreviar as tarefas, num dos momentos de supercompensação aproveitarmos para tirar uma foto aos cães sobre uma pedra há muito usada como banco.

Um dos percursos em liberdade propostos consistiu no serpentear de uma linha de obstáculos a partir do comando de “abaixo”. No GIF seguinte vemos a prestação do binómio Carlos/Oliver, com o cão a hesitar ultrapassar o último obstáculo devido a uma má indicação do seu condutor, que o trava com uma contra-mão e espera que o animal vá para diante (a mão que deveria indicar o “abaixo” ao cão seria a esquerda e não a direita, uma vez que o Cão de Água se encontrava a ser conduzido pela esquerda).

Também a Kira foi convidada para o mesmo exercício e desempenhou-o com êxito. As maiores dificuldades que encontrou prenderam-se com a falta de conhecimento e de experiência do seu devotado condutor, jovem que tem tudo para vencer.

Atraídos para aquele pinhal por uma ermida redonda fronteiriça, optámos por usar aquele local de culto como pano de fundo para algumas fotos como a seguinte, onde vemos os dois binómios emoldurados nos seus arcos.

Nas arcadas do mesmo lugar litúrgico, agora encerrado ao público, tal qual namorados, tirámos uma foto à Inês e ao Oliver, dois seres que se adoram e que não podem viver um sem o outro, gozando de uma similitude de bradar aos céus.

Pedimos aos binómios que ultrapassem uma secular oliveira que alguém decepou sem qualquer critério, salto de fisga aqui executado pelo Miguel e pela CPA Kira, binómio de quem muito se espera pelos resultados que alcançou até aqui.

Rumados a outro local e evitando cansativas e inúteis repetições, procedemos à transposição de um muro de alvenaria com 150 cm de altura. Apesar da novidade e da deficiente técnica dos seus condutores, os cães conseguiram vencer o obstáculo. Na foto abaixo vemos uma das prestações do Oliver, com o Carlos atrasado na ajuda e a impedir assim a transposição segura do voluntarioso Cão de Água (a mão do condutor já deveria estar simultaneamente para cima e para a frente).

No mesmo exercício faltou amplitude movimentos ao Miguel para conseguir ajudar a CPA Kira naquela desconhecida e inesperada transposição. Não obstante, a Pastora Alemã acabou por vencer aquele muro satisfatoriamente.

Como não contámos com a presença da Ana Paula e do nosso mui estimado Tommy, o que a acontecer obrigaria a algumas alterações devido ao tamanho do animal, que melhor de adaptaria ao calor do que os outros cães, seguimos um Plano de Aula próprio para os cães maiores, pelo que o CA Oliver foi convidado para trabalhos mais exigentes. No GIF seguinte vemo-lo a saltar a cancela de modo esquisito à trela, tudo porque o Carlos se esqueceu de aliviar a mão esquerda desta, obrigando o Oliver a um inusitado salto curvo (o movimento executado pelo posterior esquerdo do animal é neste aspecto esclarecedor). Cães e donos foram sujeitos à novidade e a sua adaptação irá acontecer gradualmente pela experiência adquirida.

Para a história fica a determinação da CPA Kira em “furar” as raízes de um pinheiro, tarefa quase impossível atendendo ao tamanho da cadela esterilizada, a rasar os 70 cm de altura, sendo neste momento o CPA mais alto da escola.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Carlos/Silva e Miguel/Kira. As imagens são da Inês, a reportagem fotográfica da autoria do Adestrador e a montagem do Paulo Jorge. O Pedro Rodrigues não compareceu, o Jorge Filipe também não e sentimos a falta do Tommy. Ontem fomos filhos do sol e cavaleiros andantes porque não ficámos em casa, fizemo-nos à estrada, encontrámos diferentes locais e trabalhámos à sombra. Todos regressámos a casa incólumes e felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário