quinta-feira, 30 de junho de 2022

HÁ QUE ESTAR A PAU COM OS URSOS!

 

Contrariamente ao que eventualmente parece, este não é um artigo destinado aos criadores e apaixonados do CÃO DE URSOS DA CARÉLIA, valente raça usada na caça ao urso tanto na República da Carélia como na Rússia e na Finlândia, mas de incidente que envolveu um urso e um alpinista, na passada segunda-feira, no estado norte-americano do Wyoming. O alpinista, um homem muito experiente nestas actividades recreativo-desportivas, quando caminhava no Francs Peak, o pico mais alto da Cordilheira Absaroka, no Wyoming, foi surpreendido pela presença de um urso cinzento e nem sequer teve tempo para usar o “Bear Spray” que trazia consigo. O urso atacou-o e o alpinista ficou ferido, sendo levado para o hospital em Billings, Montana. As autoridades não divulgaram a sua condição actual e a sua identidade. O WYOMING GAME ANS FISH DEPARTMENT, autoridade que regula o sector e que deu a notícia em primeira mão, fez saber que não planeia ir procurar aquele urso e que continuará a monitorar a actividade dos ursos na área de acordo com o melhor interesse público. Os ataques de ursos nos Estados Unidos e no resto do mundo são felizmente raros e acontecem quando os ursos intentam defender a sua comida, as suas crias e o seu território. Contudo, há que saber lidar com eles nos casos de eventuais encontros.

Como são cada vez mais os montanhistas e alpinistas portugueses que dentro e fora do país se dedicam a estas actividades, sabendo-se que mesmo aqui ao lado, na vizinha Espanha, existem mais de 80 URSOS, principalmente nos montes da CORDILHEIRA DOS PIRINÉUS e nos MONTES CANTÁBRICOS, que se situam no nordeste de Espanha e que se estendem até Portugal, é importante que sigam os seguintes protocolos aquando de um encontro fortuito com um urso. São eles: 1 _ Identifique-se ao falar com calma e acene lentamente os braços, para ajudar o urso a perceber que você é um humano e não uma ameaça; 2 _ Permaneça calmo, porque geralmente os ursos não pretendem atacar, só querem ficar sozinhos; 3 _ Fale de vagar e em voz baixa com o urso; 4 – Não grite, porque tal pode desencadear um ataque do animal; 5 _ Segure as crianças e não as deixe fugir na frente do animal, para que não interpretadas como presas pequenas; 6 _ Desloque-se integrado num grupo de pessoas, que para os ursos é mais barulhento e malcheiroso, mantendo dele distância; 7 _ Faça-se parecer grande, vá para um terreno mais alto e permaneça de pé; 8 _ Não tire a sua mochila das costas, porque ela pode impedir que o urso tenha acesso à comida e fornecer alguma protecção; ) 9 _ Afaste-se devagar e mova-se lateralmente para parecer menos ameaçador aos olhos do urso, movimento que possibilita também a observação do animal; 10 _ Não corra na frente de um urso, porque é mais do que certo que será perseguido e 11 _ Não suba às árvores, porque há ursos que também conseguem subi-las. Oxalá grave estes conselhos como antigamente se aprendia a tabuada.  

PS: não leve o seu cão para territórios onde se suspeita haver ursos, porque ele não está preparado para esse tipo de caça e é bem possível que ambos venham a perecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário