segunda-feira, 27 de junho de 2022

COOPERAÇÃO ENTRE A AUSTRÁLIA E A PAPUA NOVA GUINÉ

 

A FORÇA DE DEFESA AUSTRALIANA (ADF) ajudou a transportar o altamente qualificado ESQUADRÃO CANINO da POLÍCIA REAL DA PAPUA NOVA GUINÉ (RPNGC) por todo aquele país para auxiliar nas operações de segurança às eleições nacionais da Papua Nova Guiné, pais insular da Melanésia, membro da Commonwealth, logo nação súbdita da Rainha Isabel II, com uma diversidade cultural imensa, sendo faladas no seu território 848 línguas diferentes. Os 11 cães destacados e os seus tratadores do RPNGC viajaram num voo da ROYAL AUSTRALIAN AIR FORCE de Port Moresby para Mount Hagen, Na província de Western Highlands, como parte do apoio da ADF ao governo de Papua Nova Guiné.

O inspector Jack Hori, oficial encarregado da unidade cães da PPNGC, disse que esta força estará sempre de prontidão para realizar uma série de tarefas, incluindo o controlo e multidões antes e durante as eleições. “os nossos cães são treinados num padrão de classe mundial e já cumpriram uma série de operações importantes no passado, incluindo a segurança da reunião da COOPERAÇÃO ÁSIA-PACÍFICO (APEC) em 2018, concluiu o mesmo oficial. A pedido do governo de Papua Nova Guiné, a Força de Defesa Australiana está a fornecer planeamento especializado e suporte logístico, incluindo 2 C-27 Spartans e uma aeronave de transporte Hércules C-130, que são ideais para o território montanhoso e pistas tropicais localizadas na PNG.

O sargento Kenneth Szekely, um inspector de carga independente da RAAF 23, do SQUADRON AIR MOVEMENTS, disse que a carga especial de 12 CÃES foi bem comportada. “Nós não costumamos carregar cães de serviço com frequência, mas já os carregámos anteriormente e para grandes operações. Como eles (os cães) estão todos bem treinados, carregá-los e transportá-los foi fácil e tudo correu muito bem”, concluiu o citado inspector. Os cães foram levados pela primeira vez da Austrália para a Papua Nova Guiné em 2017, antes da Cúpula da APEC e foram treinados pela Unidade de Cães da RPGNC, com a assistência do provedor de treino privado DOG FORCE AUSTRALIA. A Unidade canina da PNG conta agora com 34 cães de serviço e desloca-se regularmente pelo país quando e onde o seu apoio é necessário.

O polícia sénior Adrien Lamu e os seu Pastor Malinois Nym (na foto acima), um cão de detecção de explosivos e armas de fogo, já constituem binómio desde 2017 e o tratador diz que o seu cão está sempre pronto para treinar e viajar. “Esta é a segunda vez que vamos a Monte Hagen, mas é a primeira vez que vamos ajudar na monitorização de uma eleição. Nym e os outros cães são muito confiáveis e tenho a certeza que vão cumprir plenamente as suas tarefas nesta importante ocasião”, rematou o polícia sénior Lamu. O transporte aéreo de cães está cada vez mais em voga, são assim transportados para qualquer ponto do globo que os reclame e há mais de setenta anos que fazem parte de forças aerotransportadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário