quinta-feira, 10 de junho de 2021

TRANSITAR DA TÉCNICA PARA A ARTE

 

No adestramento só se consegue transitar da técnica para a arte quando os binómios são cúmplices, os donos já assimilaram todos os automatismos e os cães cumprem pronta e imediatamente a totalidade dos comandos instalados. Escusado será dizer que gente impaciente, colérica, violenta, cativa do improviso e rudimentar de sentimentos jamais lá chegará, tendo por norma cães que evoluem ao seu lado pendurados à esquerda e debaixo de ânsias, por desconfiarem dos donos e se quererem livrar-se deles. Neste momento estão a transitar da técnica para a arte os seguintes binómios: Jorge/Soneca; José António/Doc e Pedro Rodrigues/Luna. Conforme se pode ver no GIF acima, foi pedido ao José António que ordenasse “à frente” ao FSM Doc sobre o tronco na vala e depois que o mandasse sentar. O mau uso das mãos na trela, na altura de mandar sentar o animal, fez com que o condutor levantasse demasiado as mãos (quase até à boca) e com isso se desequilibrasse momentaneamente. Ele não deveria ter largado a mão esquerda da trela, o que lhe garantiria o equilíbrio e facilitaria o cumprimento da figura ao cão. A passagem escusada e errónea da trela da mão esquerda para a direita só se justificaria caso o condutor pretendesse que o cão invertesse a marcha sobre o tronco, o que até veio a acontecer.

Sempre que trabalhamos a obediência mais afincadamente, recompensamos depois os nossos cães com o que mais lhes agrada. As manobras de perseguição estão entre as suas preferidas. Na foto acima vemos o FSM Doc a perseguir o Pedro Rodrigues e na seguinte a cachorra CPA Luna a tentar apanhar o Noé.

No final da aula tirámos uma fotografia aos cães presentes junto de uma pintura mural. Os CPA’s Jay e Süße não se vêem por que estão atrás da câmera e o Soneca ainda não tinha chegado. O dia esteve particularmente quente, as carraças (carrapatos) já andam em excursão e os binómios viram-se obrigados a hidratar-se amiúde. Exige-se aos condutores de cães de peso igual ou acima aos dos 30 kg, que tragam para os trabalhos no exterior um garrafão ou jerricã com 5 l de água.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Clarinda/Keila; Jorge/Soneca; José António/Doc; José Maria/Jay; José Maria/Süße; Noé/Ruky; Paulo/Bohr e Pedro Rodrigues/Luna. O Paulo Jorge tirou e tratou das fotografias; ainda não foi desta que vimos a Nicole e o Simão; demos pela falta do Pedro Baptista e do Lord e esperamos que a família do Gonçalo esteja a gosto lá para as bandas do Algarve, onde foi a banhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário