domingo, 6 de junho de 2021

ENSAIAR O CARROSSEL ESCOLAR

 

Ontem dedicámos o treino matinal ao ensaio do carrossel escolar e alguns exercícios de endurance. Como complemento ao trabalho desenvolvido no dia anterior passámos o Doc para as mãos de uma menina que havia feito 8 anos e que frequenta o 3º ano do ensino básico (foto acima). Na foto que se segue vemos a Joana com o Weimaraner Lord, animal que conduziu em classe por ausência forçada do seu condutor habitual, o Pedro Baptista.

Antes de darmos início ao treino do carrossel escolar tivemos que explicar todos os exercícios aos binómios presentes em classe, para que melhor entendessem o seu papel e lugar nas distintas formações.

Na foto seguinte vemos o grupo escolar a evoluir “em frente por 2” com os cães a ser conduzidos à direita e com os binómios alinhados, onde se destaca o atraso do primeiro binómio da direita, o constituído pelo Noé e pelo CPA Ruky.

A foto seguinte reporta-se à divisão da classe por esquadras e à imobilização dos cães na posição de “alto”, calhando ao binómio Paulo/Bohr o papel de fila-guia. Como se pode ver, nenhum cão se sentou por auto-recreação.

Todas as figuras relativas ao carrossel escolar que desenvolvemos foram objecto de ensaio prévio. Na foto seguinte vemos a “formação em pirâmide”, esquecendo-se os alunos (esquece muito a quem não sabe) que todas as figuras do tricomando básico obrigam os donos a ter os calcanhares encostados um ao outro, porque doutro modo estarão a levar a cabo uma deselegante “formação de perna aberta”.

Foi pedido aos binómios em classe que se deslocassem “em passo de corrida”, primeiro com os cães do lado direito e depois no lado esquerdo, mutação de lado que aconteceu com os binómios a correr, para melhorar os automatismos de donos e cães.

No GIF abaixo foi pedido a cada condutor que conduzisse em simultâneo dois cães, exercício que há muito não realizávamos e que é figura obrigatória do carrossel escolar. A Clarinda em substituição do filho, do Pedro Rodrigues, trabalhou muito e bem pelo que foi elogiada pelo Adestrador.

Foi também pedido aos binómios que executassem a “formação em pirâmide” com os cães na posição de “deita”. Os dois cães que apenas se encontram sentados são cachorros, a quem importa não sobrecarregar na obediência para não lhes dar cabo do carácter.

Quando foi sugerida a imobilização em “alto” na formação em pirâmide, todos os condutores trabalharam certo e levaram também os seus cães ao acerto. Convém não esquecer que o dia ontem esteve particularmente quente e seria mais do que natural que algum cão se sentasse ou deitasse. Tal não aconteceu e teria ficado a dever-se à carga horária escolar e aos passeios domésticos. 

Os cruzamentos também foram bem executados, com os donos concentrados e os cães bem sociabilizados entre si, excepção feita à cachorra CPA preta Süße, que tentou morder o cão que com ela se cruzava, animosidade que desenvolveu no seu lar ao ser vítima de outra CPA, a Mel. O José Maria deverá terminar com esta situação quanto antes, que na verdade nunca deveria ter acontecido. Se o objectivo é tornar a Süße numa cadela de guarda e ela se interessar por cães, jamais o será, a menos que os estes se dediquem assaltar casas.

Com o continuar dos trabalhos, esta cachorra CPA lá se acalmou, muito embora careça urgentemente de sociabilizar-se entre iguais, para que não lhe suceda o mesmo que acontece com o CPA cinzento Jay, morador na mesma casa, um verdadeiro especialista na “arte” de ferrar nos outros cães.

Os trabalhos encerraram com a formação em esquadras em “frente por 3”, com o Binómio Joana/Lord a fechar a esquadra, descontraído e muito bem enquadrado atendendo à inexperiência da condutora, que deu o que tinha e não tinha.

Trabalhámos durante 4 horas debaixo de uma temperatura constante de 27 graus celsius, a maior parte delas à sombra e com intervalos regulares de 10 minutos, o que deu 2 horas de trabalho útil e outras 2 de refrescamento e de momentos de supercompensação. Caso a temperatura ultrapasse os 27 graus celsius, suspenderíamos de imediato os trabalhos.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Clarinda/Luna; Joana/Lord; José António/Doc; José Maria/Jay; José Maria/ Süße; Noé/Ruky; Patrícia/Keila e Paulo/Bohr. A reportagem fotográfica e a respectiva montagem foram da autoria do Paulo Jorge. Gostaríamos de saber do André e do Shelby, e lamentámos a ausência do binómio Jorge/Soneca. Todos saímos do treino felizes e com apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário