terça-feira, 15 de junho de 2021

NÚMERO IRRISÓRIO E SIMULTANEAMENTE AVULTADO

 

Quase 6.000 funcionários dos serviços postais norte-americanos (5.800) foram atacados por cães no ano transacto. O Serviço Postal (USPS) divulgou a sua lista anual das cidades onde os carteiros mais sofreram ataques de cães. Os incidentes variaram entre pequenos ataques e mordeduras a ataques directos. O Top 10 das cidades onde os carteiros são mais atacados ficou assim ordenado: _ Houston, TX – 73; _ Chicago, IL – 59; _ Los Angeles, CA – 54; _ Cleveland, OH – 46; _ Denver, Co – 44; _ Baltimore, MD – 43; _ Dallas, TX – 38; _ Columbus, OH – 37; _ San António, TX – 36 e 10º _ San Diego, CA – 35. O número de ataques a carteiros é irrisório face ao número geral dos trabalhadores do USPS, que ultrapassa o 600.000 de empregados, mas que é avultado quando comparado com a sua ocorrência noutros países.

Além de criar problemas de segurança para os funcionários dos Correios, os ataques de cães podem levar a interrupções no serviço de entrega aos clientes. Moradores de uma rua em Salt Lake City, no Utah, não recebem a sua correspondência há 6 meses devido a um cão que vagueia pela vizinhança e que representa uma ameaça para o carteiro. Um morador disse ao Salt Lake Tribune que o cão em questão corre normalmente solto pela vizinhança porque o seu dono não quer prendê-lo (?!). Um representante do USPS confirmou que a entrega de correspondência a nove casas daquela rua foi suspensa causa da situação.   

Os carteiros recebem treino para saber como lidar com cães agressivos e também recebem ferramentas para ajudá-los nos seus percursos. Têm ainda uma ferramenta de alerta para cães nos seus scanners portáteis para lembrá-los de um perigo canino iminente. Usam também cartões de aviso quando separam a correspondência caso haja algum cão que possa atrapalhar a distribuição em determinado sector. O serviço postal lembra também que se uma transportadora se sentir insegura, o serviço de entrega pode ser interrompido não apenas para o dono do cão, mas eventualmente para todo o bairro, como aconteceu com a vizinhança em Salt Lake City. O serviço só será restaurado depois do cão ser preso, o que se compreende e aceita. Contudo, atendendo ao prejuízo dos demais, não consigo compreender porque razão não se prendem os proprietários dos cães nestas condições.                                                                                    

Sem comentários:

Enviar um comentário