sexta-feira, 4 de junho de 2021

SONECA: PRONTO PARA O QUE DER E VIER

 

O Labrador Soneca é um dos cães de que me orgulho e tenho toda as rações para isso, porque é simultaneamente rústico, célere e resistente, humilde, inteligente, alegre, combativo e valente – um espanto de cão – a que normalmente se chama “uma força da natureza”. Ultimamente tem vindo pouco às aulas porque o seu dono arranjou uma segunda actividade económica para fazer frente à vida, mas quando vem, enche a escola de alegria e contagia os outros cães. Extraordinariamente obediente, aprovado no contra-ataque e um atleta de eleição, o Soneca aparece no GIF acima, na companhia do FSM Doc, a ultrapassar um muro de alvenaria com 200 cm de altura. No GIF abaixo vemo-lo num exercício de endurance onde é visível o seu espectacular desempenho partindo unicamente embalado pela ordem emitida pelo dono, que para acompanhá-lo, teve que adiantar-se primeiro.

Ontem foi também dia obrigatório de visita ao “espelho de solo”. No GIF seguinte, sem comandos verbais e recorrendo apenas à linguagem gestual, vemos a execução do Soneca, um verdadeiro hino à arte, fruto de um condicionamento rigoroso e acertado (mesmo assim o Jorge é capaz de fazer melhor).

Este cão desperta emoções a que ninguém pode ficar indiferente, por ser dedicado e fiel, uma alma nobre que nasceu e veio para servir. Quando o vejo correr, arrebata-me e leva-me com ele, apesar de hoje já não conseguir acompanhá-lo. É evidente que estou por detrás da sua formação, mas ele não me deve nada, eu é que sou seu devedor. Obrigado Soneca pelo bem que me fazes!

Sem comentários:

Enviar um comentário