quarta-feira, 15 de julho de 2020

SOCIABILIZAR A SALSA PARA QUE A DANÇA NÃO VENHA A SER OUTRA

Hoje requisitámos a Salsa, a cadela Cão de Gado Transmontano para o treino da CPA “Tuka”, ambas a viver na mesma propriedade e carentes de se sociabilizarem uma com a outra, para que nenhuma delas se submeta à outra ou venham mais tarde a digladiar-se pelos favores dos donos, pela liderança e pela cadeira do poder (os cães também têm destas coisas!). Um dos exercícios a que deitamos mão para o efeito é a “condução à arreata”, que consiste em atrelar dois cães à mesma trela, tendo o cuidado de deixar o mais pequeno ou mais novo do lado de dentro, conforme se pode ver no GIF acima. Ao fazermos isto, para além de familiarizarmos e sociabilizarmos os cães, estamos a “dizer-lhes” claramente que quem os lidera somos nós e não um ao outro. Quando o cão de fora já se encontra correctamente ensinado, então não poderemos arranjar melhor colaborador do que ele para ajudar na educação do mais novo. Depois acostumarmos os cães um ao outro, passámos a sua liderança para a dona e tudo decorreu normalmente e sem sobressaltos.
Valendo-nos de uma velha carroça que o tempo não poupou, distribuímos dona e cães pelo seu assento e varais, recriando uma cena rural hoje praticamente só vista nos “Postcards” para coleccionadores, saudosos e turistas. Aos cães foram pedidos dois comandos, “senta” e “quieto”, muito embora a CPA Tuka mal se veja devido ao particular da sua pelagem negra. Para se tirar fotografias aos cães pretos no Verão e com céu limpo, é melhor fazê-lo entre as 7 e as 9 horas da manhã.
O “junto” da Tuka está perto do ideal, a Salsa mostrou-se à altura das suas responsabilidades e a condutora de ambas já demonstra ter algum controlo sobre elas. Para a semana voltaremos a estar todos juntos e esperamos alcançar novas vitórias, guiados pela paciência e pela alegria que o adestramento não dispensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário