domingo, 12 de julho de 2020

ASSIM AGEM OS COBARDES

Um sujeito que foi meu aluno e que julgava respeitar-me, um provinciano que se perde no tempo, um taberneiro de tinto e jeropiga agora a vender ice tea, também dado à chalaça e avesso ao progresso, esperou que eu me levantasse da mesa e fosse ao balcão do seu estabelecimento severamente degradado, para dar um salgado ao meu CPA na minha ausência, “petisco” que o cão cuspiu mercê de condicionamento anterior. A atitude do homem, longe de ser louvável ou piedosa, muito pelo contrário, resultou do medo que ele tem do cão, porque o animal ladra-lhe sempre que o vê e ele tentou suborná-lo para que ficasse seu amigo. Para cúmulo, este indivíduo sabia o mal que estava a fazer, porquanto foi meu aluno durante meia dúzia de meses e tinha plena consciência de que não devia fazê-lo.
Tendo em vista a salvaguarda da vida do animal e a garantia do seu serviço, após este descarado acto de cobardia e desonestidade, que é um verdadeiro atentado contra a vida do cão, a atitude certa só pode ser uma – dono e cão irão procurar outra esplanada e, com um pouco de sorte, pode ser que encontrem uma mais apelativa e asseada, com preços mais em conta e gente que não mace o cão, porque doutro modo… mais vale beber a Coca-Cola em casa!
A recusa de engodos, no seu sentido mais lado, deve ser ciclicamente reavivada, para que a persistência de algum pateta, maldoso, mal-intencionado, amigo do alheio ou vizinho não venha a pôr em risco a vida dos animais, já que o condicionamento a haver é antinatural e por conseguinte de fácil abandono pelos cães. Evitar que eles comam comida aparentemente desprezada, a encontrada no solo e aquela que lhes é oferecida por terceiros, é uma obrigação e prioridade para donos e treinadores, particularmente endereçada a cães que vivem em espaços exteriores ou que se destinem à guarda de pessoas e bens. Nunca é demais relembrar que, a seguir à morte por doença, o envenenamento rivaliza com os acidentes e os atropelamentos como segunda causa de morte nos cães.

Sem comentários:

Enviar um comentário