quinta-feira, 5 de março de 2015

NÃO SE ILUDA COM O TAMANHO E ATENTE PARA AS MATURIDADES

O desenvolvimento de um cachorro bem para além dos valores máximos indicados pela curva de crescimento da sua raça pode ser um problema e sê-lo-á ainda maior se as suas maturidades tardarem (sexual e emocional), porque apesar de grande, faltam-lhe o suporte e a robustez para o tamanho. Os cachorros muito grandes tendem a enganar donos e treinadores, que vendo-os assim, tendem a confundi-los como adultos, exigindo por vezes deles figuras e exercícios aquém da sua capacidade de resolução e destreza, o que poderá lesioná-los ou resultar num conjunto de incapacidades irreversíveis pelo desgaste operado. Independentemente do seu tamanho, será o alcance das diferentes maturidades que determinará o trabalho a desenvolver com eles, já que doutro modo qualquer exercício anaeróbio pode transformar-se indevidamente em anaeróbico e o trabalho reverter-se em desencanto.
Os cachorros muito grandes que são portadores de um forte sentimento territorial e excelentes impulsos ao movimento e à luta, ordinariamente aceitam desafios para os quais ainda não se encontram preparados, sendo-lhes visíveis os desaprumos e mazelas dessa prática abusiva, que por regra induz ao seu estoiro precoce, mormente se forem rectangulares e de dorso paralelo ao solo. Também há que haver um especial cuidado com os comandos ou subsídios de imobilização, para que a sua instalação não obste ao seu futuro desempenho, invalidando assim parte do seu potencial, autonomia e propensão, pelo contributo do excessivo travamento incutido. Como os cachorros muito grandes tendem a ser bonacheirões, mais importa que andem para frente do que sujeitá-los ao travamento, tendência que lhes é própria e que os levará a assumir sem maiores dificuldades os comandos estáticos, que neste caso só deverão ser instalados após a maturidade sexual.
Também será o alcance da maturidade emocional, que sucede à sexual, a determinar a distribuição dos trabalhos que exigem maior concentração e respostas distantes das naturais, presentes nos diferentes conteúdos de ensino e que exigem comportamentos mais austeros e menos apelativos. Para tudo há um tempo e importa respeitá-lo para benefício dos cães e do seu aproveitamento. Os cachorros muito grandes tardam em desabrochar e se os sacudirmos precocemente, é mais do que certo que não chegarão a florir. Toda a escola que ministra treino a cachorros, não atenta para as sua maturidades e não tem uma tabela de crescimento funcional, transforma o ensino numa lotaria, num jogo que fica a dever mais ao azar do que à fortuna, para desespero de donos e cães.

Sem comentários:

Enviar um comentário