sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A DÚVIDA DO ELDER E O COMPORTAMENTO DO CONAN

Recebemos de um leitor brasileiro o seguinte email: “Boa tarde, meu nome é Elder e adquiri um cão Pastor Alemão negro, que atende pelo nome de Conan, onde hoje se encontra com 9 meses de idade, é meu primeiro companheiro desta raça, estou muito satisfeito, pois ele guarda muito bem e é muito atento, características já apresentadas com 5/6 meses de idade. No quesito obediência, o Conan é bem disciplinado comigo, o que não ocorre com minha esposa, ele pula muito nela e é muito hiperactivo, além de que tem muito "ciúmes" dela, pois temos um cão da raça poodle, e este não consegue chegar perto dela, devido aos "ciúmes" do Conan. Bom, actualmente o único comportamento que está nos incomodando é este, pois ele fica muito agitado e não a obedece, onde não sabemos como resolver este problema. Desta forma, gostaria de saber se o exposto é devido à idade do cão ou características da raça, o que podemos e devemos fazer? Achei muito interessante um artigo de vocês sobre Pastor Alemão Negro, por isso resolvi escrever. Agradeço a atenção. Abraço”.
Passamos à resposta:
Elder, o problema que apresenta não é da responsabilidade directa do Conan e nada tem a ver com as características raciais do animal. Ao invés, o comportamento do seu cachorro deve-se ao seu particular social, advindo duma liderança passiva e permissiva – a sua, que não lhe contraria as diabruras e os arrufos, há muito necessitados de travamento e enraizados pela ausência de autoridade e regra, despropósitos que o têm colocado no topo da hierarquia familiar e que o vêm induzindo ao desrespeito e ao domínio sobre os demais membros do seu grupo, enquanto companheiro mimado e entregue aos seus caprichos. É sua obrigação fazê-lo respeitar o outro cachorro e não permitir que invada o seu espaço, colocando ambos debaixo da sua alçada e estabelecer o seu convívio regrado. Para que isso aconteça, é necessário impor a sua autoridade sobre os abusos do Conan e mostrar-lhe quais os seus limites, recompensando-o quando os respeita e repreendendo-o quando os ultrapassa, para que entenda a diferença entre o certo e o errado, coisa que até aqui parece não ter entendido, já que “onde há galo, não canta galinha”.
Dependendo do grau e intensidade das prevaricações, assim a natureza dos reparos e castigos a aplicar. Contudo, cuidado com a severidade excessiva, não vá o seu jovem guardião transformar-se num cordeirinho sem préstimo, o que por certo não lhe interessará. Não estará na hora de o adestrar correctamente, uma vez que a relação entre ambos não dispensa a cumplicidade que possibilita o melhor entendimento, já que muitos destes desacatos resultam do confinamento abusivo ou do convívio forçado dos cães na ausência sistemática dos donos? Nenhum cão, considerando a desejável coabitação harmoniosa entre homens e cães, poderá dispensar a sua adequação, sociabilização, instrução e capacitação individual.
O facto do Conan pular amiúde e indevidamente para cima da sua esposa, impedindo que o poodle se aproxime dela, numa manifestação inequívoca de ciúme, assim como mostra o carinho e gratidão que tem por ela (provavelmente é ela quem o alimenta), evidencia em simultâneo o tratamento de “reizinho” que o cachorro recebe, numa relação lamechas que ele muito bem aproveita, para incómodo da sua esposa. Também aqui é ausência de regra que se destaca, porque doutra maneira jamais o cachorro se empoleiraria sem ordem expressa. Quando o fenómeno acontecer na sua presença, deve de imediato proceder à sua cessação, associando a essa acção o comando inibitório “Não”, para que mal ouvindo esse comando, o cachorro desista imediatamente dos seus intentos. Se o animal persistir no erro, coloque-lhe uma trela e puxe-o vigorosamente para baixo, tendo o cuidado de lhe associar o comando atrás referido. Uma vez assimilado o “Não”, que vai acontecer pelo condicionamento, a sua esposa valer-se-á dele para evitar que o cachorro se empoleire nela e o problema ficará definitivamente resolvido.
O Pastor Alemão é um cão com um forte sentimento territorial e todos os cães são ciumentos e zelosos dos seus donos, mas ninguém melhor que você o fará compreender quais os seus direitos e deveres, aquilo que lhe é permitido e aquilo que lhe é proibido, mediante as regras que instituem a sua liderança. Esperamos tê-lo esclarecido e acompanharemos a par e passo a evolução do Conan, isto se for dando notícias e lhe interessar o nosso conselho. Obrigado pelo contacto e parabéns por ter optado por um Pastor Alemão Negro.

Sem comentários:

Enviar um comentário