quinta-feira, 24 de junho de 2010

Caderno de Ensino: XVI. O "devagar"

ORIGEM. O indicador de modo “devagar” teve a sua origem no termo alemão “langsam”, de igual significado e propósito.

O QUE É O “DEVAGAR”. O “devagar” é um indicador de modo para os diferentes automatismos direccionais que sucede à sua instalação. O concurso dos diferentes indicadores de modo, ao possibilitar o desempenho canino seguro, dispensa o recurso a todo e qualquer comando inibitório, o que é imprescindível à concentração e à celeridade das acções, garantindo dessa forma a unidade binomial sem atropelos.

PARA QUE SERVE O “DEVAGAR”. Este indicador de modo serve para reduzir a velocidade do atleta ou executor canino, quando se intenta fazê-lo respeitar certas zonas de contacto, aprimorar qualquer figura de obediência ou alertá-lo para um perigo eminente ao seu redor ou colocado à sua frente.

INDICAÇÃO DO MODO. A indicação mais segura para a obtenção do modo é a requerida pelo comando verbal, muito embora nos estágios superiores da obediência ele possa ser solicitado somente pelo concurso da linguagem gestual e resultar da combinação nos comandos de “alto” e “junto”, que usados alternadamente operam a redução da velocidade e a concentração exigidas.

A RELAÇÃO ENTRE O EXERCÍCIO E O MODO. O recurso ao modo indicador não deve pressupor a quebra de ânimo dos cães, mas suceder à sua prestação confiante e alegre. Primeiro ensinam-se os obstáculos e só depois se avança para a exigência. O indicador de modo não deve servir como bengala para os condutores menos hábeis ou atleticamente pouco disponíveis. Por outro lado, o ensino de cães para deficientes, pode exigir para cada automatismo diferentes modos de execução, consoante as incapacidades a levar de vencida, transformando-o assim em ensino especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário