segunda-feira, 2 de maio de 2022

VOADORES, MAS NÃO KAMIKAZES

 

“Desempanar” Akitas é um processo mais moroso do que desempanar um automóvel, porque a máquina não é teimosa nem nos chantageia despudorada e emocionalmente como fazem estes cães japoneses, principalmente os machos, que persistem em viver no seu pequeno mundo sem dar cavaco a ninguém, cães cujos interesses nem sempre casam com os dos seus donos, como se vivessem numa realidade à parte e ocasionalmente nos visitassem. Por tudo isto, os Akitas deverão ser educados num quadro de precocidade laboral, não só por causa da sua necessidade de sociabilização, mas também para que não se transformem em macambúzios e em companheiros presentes invariavelmente ausentes. Para que mais depressa constituam equipa com os seus donos precisam da novidade de desafios, de um conjunto de experiências variado e rico onde obrigatoriamente terão que ser bem-sucedidos. Foi isso que fizemos com os nossos no sábado e saímo-nos muito bem. Pelas dificuldades criadas treinar convenientemente um Akita adulto deveria fazer parte da formação dos futuros adestradores caninos. No GIF acima vemos os binómios Yasmine/Tsuki e Carlo/Ouki a ultrapassar um regato e na foto seguinte, já na companhia do CPA Jonas, vemos os dois Akitas a retemperar as forças.

Todos os binómios presentes foram convidados a vencer um túnel bastante apertado com os cães em liberdade. No GIF seguinte podemos apreciar o desempenho seguro da pequena Tsuki, que parece talhada para estas aventuras e que não se intimida perante a variedade dos obstáculos que é convidada para ultrapassar.

Na foto abaixo vemos o Carlo a ensinar pacientemente a pequena Tsuki a descer umas escadas de alvenaria já gastas pelo tempo, exercício que é dificultado pela altura em que é desenvolvido. Este trabalho exige dos condutores temperança, paciência e destemor para melhor poderem valer aos seus cães. Se porventura num exercício destes o dono de um cão tiver medo de subir ou sofrer de vertigens, deverá ceder temporariamente o comando do animal a um colega de classe liberto desses problemas, que fará o obséquio de habilitar o cão no exercício.

O GIF que se segue mostra o trabalho de equipa que foi necessário para introduzir o Ouki às escadas. A Yasmine cumpriu a sua parte na tarefa e conseguiu retornar ao ponto de partida com o cão ileso. Se repararmos com atenção no GIF, no momento do “roda” (da inversão do sentido de marcha), o Ouki hesitou e até tentou rodar no sentido contrário, chegando a tirar um posterior das escadas, situação perigosa qua Yasmine venceu com a serenidade exigível.

Também a Tsuki foi convidada para vencer o mesmo obstáculo, seguiu com atenção as indicações do seu condutor, rodou à primeira e desceu as escadas desembaçada e elegantemente como se fossem já suas conhecidas. Sabemos do valor desta cachorra e estamos certos que jamais nos decepcionará.

Nos anos que leva connosco, o CPA Bohr é já um veterano nestas andanças. No GIF abaixo vemo-lo a subir rapidamente as escadas, a rodar, a sentar-se e a deitar à voz do dono, para depois descê-las de modo célere e confiante.

No passado sábado à tarde, o Adestrador foi avaliar um cão cuja dona pretendia ensiná-lo entre nós. Tratava-se de um Schnauzer anão, de côr sal e pimenta, de nome “Tommy”, com 1 ano de idade, não-castrado e com problemas de sociabilização com crianças e outros cães, o que tem causado alguns embaraços à sua dona. Aprovado pelo Adestrador, o Tommy recebeu imediatamente a sua primeira lição e passou à familiarização com aqueles que tratava como seus inimigos, vindo depois a comportar-se decentemente conforme se pode ver na foto seguinte, sentado ao lado do CPA Bohr que foi requisitado para aquela ocasião.

Participaram nos trabalhos de sábado os seguintes binómios: Ana Paula/Tommy; Carlo/Tsuki; Patrícia/Keyla; Paulo/Bohr; Pedro Mortágua/Jonas; Pedro Rodrigues/Luna e Yasmine/Ouki. Ao que tudo indica, o Jorge Filipe ficou apeado e por causa disso não pôde comparecer aos trabalhos. Estivemos à conversa com a Sónia e constatámos que o Shane continua com o seu mau feitio. Como de costume o CA Oliver ficou a estagiar mais um fim-de-semana, provavelmente a ler o Volume II do nosso manual escolar. A manhã esteve quente e o Zéfiro praticamente não se fez sentir, o calor não nos afectou nem atrapalhou as tarefas estipuladas no Plano de Aula. Os Akitas parecem ter ganhado asas, mas na nossa mão jamais serão Kamikazes.

Sem comentários:

Enviar um comentário